Quando você aprende a identificar usuário de crack sintomas, é possível oferecer ajuda mais imediata, a fim de evitar complicações mais graves.
O crack é um derivado da cocaína, obtido pela diluição e aquecimento da cocaína, que em seguida é dissolvida na amônia ou bicarbonato de sódio.
É uma droga que se apresenta sob a forma de pequenos cristais, também chamados de pedras, as quais são geralmente aquecidas e então o usuário inala o vapor.
Em relação ao usuário de crack sintomas, saiba que os efeitos surgem em alguns segundos, porque sua passagem no cérebro é imediata. Eles duram de 5 a 15 minutos, que é o tempo de vida dessa droga no sangue.
Portanto, continue a leitura e conheça todos os sintomas sentidos pelo usuário de crack, além dos riscos e complicações!
Usuário de crack sintomas quais são?
O crack é um estimulante, logo, o usuário de crack sintomas são parecidos com aqueles da cocaína, mas mais breves, mais rápidos e mais intensos.
Sendo assim, o uso do crack, que é uma forma altamente aditiva de cocaína, pode causar uma série de efeitos colaterais físicos e psicológicos.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- Euforia: o usuário sente um pico de energia e felicidade quando usa a droga, mas essa sensação logo desaparece, deixando o indivíduo com uma sensação de vazio;
- Agitação: sob o efeito do crack, a pessoa pode ficar muito agitada, ansiosa e irritável;
- Distúrbios do sono: o uso de crack pode causar insônia;
- Falta de apetite: o consumo de crack pode levar à falta de apetite e perda de peso;
- Dilatação das pupilas: as pupilas do usuário podem se dilatar, dificultando a visão;
- Dor de cabeça: é uma droga que pode provocar dor de cabeça e dores musculares;
- Mudanças comportamentais: entre o usuário de crack sintomas, observa-se agressividade, comportamento impulsivo e atitudes desrespeitosas.
Esses são sintomas mais imediatos, e vale lembrar aqui também que o usuário sente uma grande energia associada a uma forte estimulação das performances intelectuais e físicas, o que leva a uma maior autoconfiança, que é na verdade ilusória.
Quais efeitos secundários do uso do crack?
Sabendo agora sobre usuário de crack sintomas, vale a pena conhecer quais os efeitos secundários.
O crack é uma droga muito forte, causadora de problemas muito graves, comparáveis àqueles que podem provocar a heroína.
Quando os efeitos “positivos” desaparecem, aparece um forte sentimento depressivo, acompanhado de irritabilidade, agitação e perseguição, inclusive ilusões sensoriais podem igualmente aparecer.
Além disso, ao agir no sistema nervoso central e no sistema cardiovascular, o uso de crack pode causar: dores de cabeça, febre, convulsões, má coordenação dos movimentos, taquicardia e batimentos cardíacos irregulares.
Usuário de crack sintomas: efeitos a longo prazo, riscos e complicações
Cada uso de crack pode ter consequências muito perigosas, até mesmo riscos de morte.
Seja qual for a frequência, o crack pode levar a um infarto, convulsões epilépticas associadas a vômitos e dores abdominais, ou a um AVC.
Extremamente tóxico para os pulmões, o uso de crack pode trazer complicações pulmonares e respiratórias, como tosse, dores torácicas, embolia e edema.
O usuário de crack sintomas referentes ao uso regular da droga, provoca complicações de ordem psiquiátrica, como:
- Alucinações com ideias delirantes;
- Ansiedade;
- Ataques de pânico;
- Transtornos de humor.
Tudo isso leva a comportamentos violentos, paranoicos ou suicidas.
“Vale destacar aqui uma experiência pessoal, a qual vivenciei durante uma abordagem a usuários de crack em um bairro de São Paulo, com base no que observei e no que me foi relatado pelos próprios usuários:
Muitos dos usuários apresentavam lesões cutâneas, principalmente nas mãos e nos lábios, além de inflamações na pele e abcessos.
Algumas mulheres me contaram que tinham cólicas menstruais muito fortes e até mesmo não menstruavam mais, o que mostrava que o crack também causa um desequilíbrio hormonal.
Também observei um quadro de desnutrição entre praticamente todos os usuários, além de um descuido total com a aparência, como não tomar banho, uso de roupas sujas, pois o que mais importava era uma maneira de ter acesso ao crack”.
É possível abandonar o craque?
Um antigo usuário de crack, que usou a droga por 15 anos e está sóbrio há mais de 9 anos, deu o seguinte relato:
“É possível vencer o vício, mas não sozinho. É uma batalha de um dia após o outro. Mais um dia sem usar…E após 24 horas, vieram semanas, meses e anos”.
Com base no usuário de crack sintomas, dá para ter uma noção de como é difícil se livrar do crack, mas felizmente é possível, desde que o usuário se sinta motivado e que ele encontre um suporte adequado.
Além do tratamento médico, principalmente para cuidar das doenças físicas decorrentes do uso do crack, um acompanhamento psicológico e social é imprescindível.
Diferentes abordagens terapêuticas devem ser propostas, onde a psicoterapia é altamente recomendada no momento da abstinência bem como para prevenir futuras recaídas.
Por isso, para tratar dependentes de crack, é necessário que o tratamento seja feito em uma clínica especializada, como a clínica de recuperação sp, por contar com uma equipe habilitada de profissionais.
Dessa forma, o usuário terá acesso a um suporte psicossocial, como grupos de apoio, práticas de atividades físicas, terapia, já que o objetivo principal é auxiliar o usuário a se reinserir novamente na sociedade.
Enfim, quanto mais abrangente e completo o programa terapêutico, maior a chance de recuperação.
Conclusão
A partir do usuário de crack sintomas, e por se tratar de uma droga altamente viciante e com efeitos sérios à saúde, o ideal é buscar tratamento assim que notar os primeiros sintomas.
Portanto, se você conhece alguém que está usando crack, tente conversar e mostrar todos os malefícios e fazer com que a própria pessoa busque se tratar.
Agora, no caso de total falta de controle e em situações em que ela está colocando sua vida em risco, convém consultar um profissional especializado para saber como lidar.
A boa notícia é que é possível um dependente químico se recuperar do vício no crack, desde que receba o tratamento adequado, e assim, retomar o controle de sua vida!