Ainda existe muita polêmica sobre ibogaína para que serve, particularmente na questão do tratamento de dependência.
Vale lembrar que a overdose de drogas e a dependência são uma das principais causas de morte em todo o mundo.
Felizmente, existem métodos bastante eficazes para tratar a dependência química e alcoólica.
Se você está interessado em saber mais sobre métodos alternativos e ibogaína para que serve, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Tratamento para dependência: ibogaína para que serve?
Para você entender sobre ibogaína para que serve, vamos começar explicando o que é ibogaína. A ibogaína é uma substância psicoativa de origem natural (extraída da árvore iboga), utilizada durante séculos para fins medicinais e rituais africanos. Em pequenas doses, a substância age como um estimulante, aliviando a fadiga, reforçando a energia. Se a dose é mais alta, a sensação é como se estivesse sonhando acordado: a pessoa vê sonhos e lembranças vivas precedentemente rejeitadas pelo subconsciente. Quanto à ibogaína para que serve, no plano científico, essa substância começou a ser estudada nos anos 60, e foi constatado que a ibogaína ajuda na percepção objetiva das experiências difíceis e resolução de conflitos. No início de 90, o Instituto nacional anti-drogas dos Estados Unidos passou a financiar ensaios clínicos com a ibogaína. Os resultados obtidos sobre ibogaína para que serve, provaram que suprime as necessidades do cérebro em opiáceos, estimulantes e em álcool, reduzindo consideravelmente os sintomas da crise de abstinência. Foi provado também que não tem efeito neurotóxico, diminuindo a tolerância ao álcool e opiáceos, ou seja, a sensibilidade dos receptores retoma seu estado inicial.Quais os efeitos da ibogaína no corpo?
Para ter uma ideia mais clara sobre ibogaína para que serve, é importante entender quais são seus efeitos no corpo. Então, a ibogaína é um composto psicoativo capaz de estimular o sistema nervoso central. Essa substância é rapidamente catalisada desde o momento de sua entrada no organismo e se transforma em um metabólito transitório, chamado de noribogaína. Ela seria responsável pelo aumento das taxas de diversos neurotransmissores, como a dopamina. Esse alcaloide natural favorece uma sensação de bem-estar, e os efeitos no tratamento para dependência podem ser devidos à sua capacidade de interagir com os transportadores e receptores centrais da serotonina. Outros efeitos associados ao tratamento com esse composto incluem:- Anestesia;
- Estimulação do comportamento sexual;
- Excitação nervosa;
- Alucinações e estados psicodélicos.
Uso da ibogaína no tratamento da dependência
Tendo em vista ibogaína para que serve e que é uma substância que age na serotonina e dopamina, as quais têm papel chave no desenvolvimento da dependência, o paciente toma consciência do lado negativo do consumo. O tratamento usando a ibogaína tem diversos efeitos, pois ele suprime não apenas as consequências da dependência, mas restaura as células nervosas e do corpo. As emoções, os odores, os sabores são restabelecidos, e o desejo de voltar à vida normal se desenvolve. Porém, assim como qualquer outo tratamento, o uso da ibogaína requer um caráter individual e deve ser feito apenas em clínicas especializadas, como a clínica de recuperação sp. Isso porque, a condição principal da segurança do uso da ibogaína é o controle médico constante durante o processo de desintoxicação. Quanto à eficácia do tratamento, vários ensaios clínicos a respeito de ibogaína para que serve mostraram sua eficácia no tratamento da dependência. Por outro lado, no Brasil, uma pesquisa com um pequeno grupo de pacientes mostrou uma melhora dos sinais de dependência, onde 61% das pessoas que foram tratadas com ibogaína e psicoterapia tiveram uma melhora significativa. Além do fato que a quantidade de substâncias tóxicas e as consequências negativas associadas ao uso de drogas foram reduzidas. Dessa forma, foi observado uma melhora do estado geral da pessoa, de suas relações pessoais, além de seu papel na sociedade. Por fim, após a desintoxicação com a utilização de ibogaína, a abstinência absoluta de consumo de psicotrópicos foi observada com muito mais eficácia do que outros tratamentos tradicionais.Existe contraindicação para o tratamento com ibogaína?
Conhecendo um pouco mais ibogaína para que serve, é importante saber que é um tratamento que exige acompanhamento de perto. Se o tratamento com ibogaína é uma alternativa aos métodos tradicionais de tratamento da dependência, ele não é sem riscos. Tenha em mente que a ibogaína não é um remédio contra a dependência, e o tratamento não convém a todas as pessoas. Por isso, confira algumas condições que são contraindicadas:- Cardiopatias congênitas;
- Cardiomiopatia;
- Arritmia;
- Insuficiência cardíaca;
- Tromboses;
- Anemia;
- AVC e outras patologias vasculares;
- Problemas psíquicos graves.