Não existe uma resposta exata de quanto tempo dura a abstinência do cigarro, pois vários fatores entram em jogo.
É importante destacar que parar de fumar não é uma questão de vontade, contrariamente ao que muitos pensam.
Isso porque, dependendo do nível de dependência, esse processo pode durar mais ou menos, bem como ser mais ou menos difícil.
Sendo assim, se você está pensando em parar de fumar, continue a leitura e entenda quanto tempo dura a abstinência do cigarro, como também dicas para facilitar esse processo!
Quanto tempo dura a abstinência do cigarro?
Em função do método utilizado e do nível de dependência do fumante, para responder à pergunta de quanto tempo dura a abstinência do cigarro, isso pode variar de alguns dias, semanas ou mesmo meses.
As sensações da falta do cigarro sentidas no momento da abstinência serão mais ou menos intensas de acordo com cada pessoa.
Por conta de alguns fracassos anteriores de tentativas de parar de fumar, alguns fumantes podem ficar mais apreensivos em relação a quanto tempo dura a abstinência do cigarro.
Isso geralmente acontece devido a uma má preparação sobre a interrupção, a falta de informações, conselhos errados e sintomas de abstinência não tratados.
Parar de fumar é considerado por alguns como algo impossível. E é por isso a necessidade de desmistificar o processo de abstinência.
Ao ser acompanhado, bem informado e apoiado, se necessário até um tratamento mais especializado, parar de fumar pode ser feito no seu ritmo, de maneira serena e progressiva.
Abstinência física e abstinência psicológica o que é
Para ficar ainda mais claro quanto tempo dura a abstinência do cigarro, saiba que seja qual for sua motivação e o método que você escolheu para parar de fumar, existe um período em que seu corpo e sua mente precisam para se desintoxicar do tabaco.
Nesse sentido, falamos em abstinência física e abstinência psicológica.
Conhecer esses dois tipos de abstinência ajuda a pessoa se localizar mais facilmente no seu processo de abstinência.
Uma abstinência física de 4 a 12 semanas
A abstinência física é o período para designar o período durante o qual o corpo elimina progressivamente os efeitos da nicotina quando você decidiu parar de fumar.
É necessário em média de 4 semanas a 3 meses, segundo cada perfil, para que os receptores de nicotina voltem à taxa normal.
Se alguns sintomas físicos da falta de nicotina aparecem em geral pelo menos 24 horas após o último cigarro, eles podem ser mais intensos após 48, 72 horas.
Irritabilidade, fadiga, problemas de sono, aumento de apetite, são alguns deles.
Após 6 a 8 semanas, esses sintomas desaparecem completamente.
Alguns meses para a abstinência psicológica
Depois que você não sente mais os sintomas físicos, é a hora de lidar com a abstinência psicológica para parar de fumar definitivamente.
No entanto, necessita de vários meses para ser trabalhada.
Provavelmente é a etapa mais desafiadora, porque o risco de recaída é maior, já que existe uma imensa tentação de fumar para “aproveitar” aquele momento, para se sentir bem ou para relaxar, por exemplo.
Sendo assim, quando se trata de quanto tempo dura a abstinência do cigarro, é necessário considerar tanto a abstinência física quanto psicológica.
Como parar de fumar com uma boa estratégia?
Tendo em mente quanto tempo dura a abstinência do cigarro, é importante escolher uma boa estratégia, seja parar de imediato ou algo mais progressivo, mudanças de hábitos….
Por isso, confira a seguir algumas maneiras de ajudar nesse processo:
Parar imediatamente
No caso de parar imediatamente, é primordial mudar seus hábitos de vida a fim de limitar as tentações, uma vez que parar de forma brutal pode causar sintomas desagradáveis de abstinência na sua vida.
Parar progressivamente
Agora, se você quer parar, mas acha que não está pronto para parar da noite para o dia, reduzir progressivamente seu consumo é uma excelente maneira de chegar a parar de fumar por completo.
No entanto, reduzir simplesmente o número de cigarros não é o suficiente. Na verdade, o fumante corre o risco de fumar mais para obter a dose de nicotina a qual ele está acostumado.
Existem hoje alguns produtos que ajudam a fumar menos, mas é preciso conversar com um médico, para descartar qualquer contraindicação.
Mudar seus hábitos
Pouco importa o método, parar de fumar é uma aprendizagem. Além da dependência física e psicológica, é necessário mudar seus hábitos, e nem sempre é fácil.
Ao adotar uma estratégia de mudança do seu comportamento para parar de fumar aumenta suas chances de sucesso.
Por exemplo, parar de fumar pode dar a sensação de um vazio. Substituir esse tempo em que você fumava por algum tipo de atividade é uma das melhores maneiras para combater essa impressão.
Tente encontrar uma atividade que lhe dê prazer, como um esporte, um curso de artes, enfim, algo que tenha a ver com o seu perfil.
Além disso, a antecipação é uma ótima ferramenta. É normal encontrar amigos fumantes ao longo do processo de abstinência, logo, informe a eles que você não está fumando mais e que precisa do apoio deles.
Conclusão
Muitos fumantes não sabem quanto tempo dura a abstinência do cigarro e normalmente têm uma ideia totalmente errada.
O importante é que é um período que exige muita determinação e esforço porque não é fácil, principalmente quando existe um nível alto de dependência.
Mas a boa notícia é que os tratamentos estão cada vez mais eficazes e mais fáceis de seguir.
Sendo assim, se você é fumante, tenha em mente que você se sentirá outra pessoa ao parar de fumar, tanto física quanto mentalmente!