O que é laborterapia, a laborterapia é uma das estratégias para ajudar na recuperação do dependente químico, trazendo resultados significativos ao manter ativa a mente da pessoa em reabilitação.
A laborterapia é uma importante técnica de reeducação do paciente por meio da valorização do trabalho físico ou mental, podendo ser voluntário ou beneficiado pela labuta. O tratamento de dependência química é muito mais eficiente quando se coloca em prática a laborterapia.
Laborterapia é uma técnica considerada recente no Brasil, em 1969 ela foi reconhecida como terapia e passou a ser aplicada em diversos lugares, assumindo diversos papeis na ajuda da recuperação de pessoas com problemas psicológicos de diversas raízes.
Principalmente dentro do universo das clínicas de reabilitação que reúne diversas estratégias para criar modos da pessoa se livrar do vício, a laborterapia se mostra uma das mais eficientes e com bons resultados a curto, médio e longo prazo.
Não sendo exclusiva para esse tipo de quadro clinico, a laborterapia, junto com o uso de remédios controlados e indicados para cada caso, se mostra eficiente e capaz de trazer resultados significativos e manter o paciente com a mente ocupada, sendo conduzido a não pensar nas drogas, medicamentos, comportamentos ou qualquer outro vício que o levou a ser internado em uma clínica de reabilitação em Bauru.
Segundo estudos da American Occupational Therapy Association, a laborterapia é extremamente eficaz quando aplicada corretamente e desde que o paciente tenha boa aceitação com o tratamento, desde o início e que se mantenha focado durante toda a jornada.
Mantendo o foco na sua rotina, o paciente pode analisar e pensar sobre seu vício, que fez com que ele perdesse sua liberdade e sua autonomia.
O que é laborterapia
Laborterapia, como o nome diz foca no restabelecimento do paciente por meio do trabalho (labor significa: trabalho e terapia: tratamento de doentes).
A partir da inclusão do paciente em um meio de trabalho, atividades profissionais, sejam elas intelectuais ou físicas ou rotinas diárias, acontece uma diminuição na ociosidade do paciente, usando o corpo e a mente para uma atividade profissional, abre se uma nova possibilidade na vida da pessoa e surgem novas perspectivas no horizonte pessoal.
Não é qualquer paciente que pode receber qualquer trabalho, uma pessoa que não aceita fazer determinada tarefa ou exercer alguma atividade profissional, não pode ser obrigado a fazer, correndo o risco do tratamento não ser de validade alguma.
Cada caso é estudado e sendo levado em contas, através de pesquisas, estudo e sessões de psicoterapia acaba sendo levado em conta as aptidões, interesses no trabalho, capacidade e limitações de cada pessoa. Só assim a laborterapia terá sucesso ao longo do tratamento de dependência química ou dependência alcoólica.
A laborterapia pode incluir atividades como jardinagem, trabalhos manuais, reparos domésticos, marcenaria e muito mais.
O objetivo dessa terapia é ajudar os pacientes a recuperar habilidades físicas e cognitivas, ao mesmo tempo que oferece uma sensação de propósito e realização.
Em poucas palavras, pode se dizer que a laborterapia precisa fazer o paciente despertar um prazer dentro dele para estar apto a trabalhar e iniciar o processo de laborterapia que virá a culminar no sucesso do tratamento, na cura dos vícios e em uma vida melhor.
A laborterapia tem um número alto de taxa de sucesso em presídios, os ex-detentos que trabalharam dentro das instituições penitenciárias, tem uma taxa alta de sucesso após a reinserção na sociedade.
Ao longo do tempo, a laborterapia foi sendo avaliada por médicos especialistas, desde o começo de sua aplicação ela se mostrou viável a quase qualquer pessoa que sofra problemas psicológicos e são várias as razões pelas quais a laborterapia se mostrou uma abordagem terapêutica eficaz, a seguir, cinco pontos que torna essa terapia ser de grande valia:
- Abordagem não verbal: A LaborTerapia permite que os pacientes expressem seus pensamentos e sentimentos de maneira não verbal, o que pode ser particularmente útil para aqueles que têm dificuldades para se comunicar verbalmente.
- Envolvimento ativo: A LaborTerapia envolve os pacientes em atividades ativas e criativas o tempo todo, o que pode ajudá-los a se concentrar em algo positivo e, ao mesmo tempo, aliviar o estresse e a ansiedade.
- Trabalho em equipe: A LaborTerapia muitas vezes envolve a colaboração em grupo, o que pode ajudar os pacientes a se conectar com outras pessoas e desenvolver habilidades sociais.
- Exploração de emoções: A LaborTerapia pode ajudar os pacientes a explorar e entender melhor suas emoções, o que pode levar a uma maior autoconsciência e autocompreensão.
- Resultados mensuráveis: A LaborTerapia muitas vezes usa atividades tangíveis, como pintura ou escultura, que produzem resultados mensuráveis. Isso pode ser particularmente útil para pacientes que precisam de um senso de realização.
Benefícios da laborterapia
A laborterapia como vimos, traz inúmeros e os mais variados benefícios para quem adere ao seu tratamento.
Indo muito além da superação do tempo de ociosidade do ganho de confiança, do sentimento de se sentir útil para as pessoas, ajuda a trabalhar os sentimentos reprimidos. Isso faz entender o que é laborterapia.
Algumas outras vantagens da laborterapia, incluem:
- Ser mais responsável
- Recuperar a autonomia
- Desenvolver empatia, carinho e consideração com o próximo
- Aceitar e entender a ajuda mútua
- Se reabilitar física e emocionalmente
- Ter disciplina e respeitar regras e limites
- Durante as sessões de laborterapia, o terapeuta trabalha com o paciente para identificar padrões de comportamento problemáticos e desenvolver novas habilidades práticas (trabalhos) para lidar com esses problemas.
Claramente a laborterapia tem resultados comprovados em clínica de recuperação Mogi Guaçu que mostram que após algumas sessões e acompanhamento o paciente pode envolver o desenvolvimento de novas habilidades de comunicação, a aprendizagem de técnicas de resolução de conflitos ou usar os mesmos desenvolvimento de habilidades para lidar com a ansiedade e a depressão, fazendo com que a chance de sucesso do tratamento seja muito superior se comparado aos pacientes que não usam da laborterapia durante o processo de melhora dentro de uma clínica de reabilitação.
Fora da sessão de laborterapia ainda estando dentro da clínica ou mesmo depois do período de internação, os pacientes são encorajados a praticar essas habilidades, a continuar a desenvolver o trabalho que começou graças as sessões de laborterapia, saber o que é laborterapia e a realizar tarefas práticas que são projetadas para ajudá-los a alcançar seus objetivos terapêuticos.
Isso pode incluir a realização de tarefas relacionadas ao trabalho, à escola ou a atividades cotidianas, para ajudar os pacientes a desenvolver habilidades práticas, entender o que é laborterapia e mudar seus padrões de comportamento.
“Eu entrei no mundo das drogas muito cedo, minha mãe me abandonou quando eu era ainda uma criança e o meu pai eu nunca conheci. Quando completei quinze anos eu ainda estava no lar esperando para ser adotado, como era uma criança negra, revoltada e de cara fechada, ninguém me adotou. No dia do meu aniversário de dezesseis anos eu resolvi fugir, fui morar na rua. Foi nessa época que eu conheci o crack, a partir daquele momento minha vida mudou, pra pior. Eu passei cinco anos morando na rua, dormindo debaixo de viadutos, comendo restos de comida e roubando para conseguir fumar algumas pedras de crack. Quando os católicos vieram até o Cracolândia para oferecer ajuda, eu me senti tocado e aceitei ajuda. Decidi por vontade própria que deveria me internar em uma clínica de recuperação em Cotia e iniciar o tratamento dependência crack. O lugar onde fica a clínica é grande e com bastante área verde, eu me voluntariei para cuidar do jardim, fiz isso com a maior vontade e o trabalho foi me ajudando a esquecer das drogas, das coisas da rua. Junto com a terapia e os medicamentos, o trabalho foi essencial para que o tratamento fosse um sucesso, hoje eu ainda faço trabalho voluntário na clínica onde eu estive fazendo tratamento. Eu não entendi o que é laborterapia, mas aceitei e o fato de ter aceito, me fez dar muitos passos para o fim do meu vício em crack e a minha cura desse mal.”
J.S.M – 25 Anos
Outras atividades criativas, como artes, música, dança e outras formas de expressão podem ser incorporadas ao tratamento, dentro ou então fora da clínica de recuperação em Sorocaba.
Qualquer atividade que mantenha a cabeça voltada para ela e que faça a pessoa não pensar nos vícios que já atrapalharam sua vida pode ajudar muito o paciente a continuar essa batalha que é lutada todos os dias e só com muita paciência e persistência é possível vencer e ser uma melhor pessoa, física, emocional e psicologicamente.
Você talvez já tenha ouvido a expressão que diz que “cabeça vazia é a oficina do diabo”.
Se tratando do assunto o que é laborterapia, ela faz todo o sentido, e é exatamente isso que o terapeuta passa para o paciente e para os seus familiares quando depois dos primeiros diagnósticos, ele indica a laborterapia como forma de tratamento durante a internação.
Terapeutas dizem que “quando não existe um propósito ou algo com que ocupar o tempo, aumentam as chances de uma volta ao vício e a vontade de consumir drogas.”
Lembre-se de que a recuperação é um processo contínuo e que cada dia é uma nova oportunidade para se aproximar de seus objetivos.
Se você estiver lutando para suportar a crise de abstinência ou passando pelo tratamento de dependência crack, não hesite em buscar ajuda profissional. Terapeutas, conselheiros e grupos de apoio podem ser uma grande fonte de ajuda e orientação durante o processo de recuperação.
Finalmente, lembre-se de que a recuperação é possível e que você é capaz de alcançá-la. Com determinação, força de vontade e um sistema de suporte forte, você pode superar seus vícios e dependências e alcançar uma vida saudável e feliz em sobriedade.