Muitas pessoas não sabem, mas existe um benefício concedido pelo INSS aos dependentes químicos, que é o loas para dependência química.
No entanto, para ter o direito a receber, é preciso atender a alguns critérios, entre eles comprovar a miserabilidade e a incapacidade de trabalhar.
Saiba que a dependência química é também considerada uma deficiência, uma vez que o consumo abusivo de substâncias pode causar sequelas irreversíveis, impossibilitando que a pessoa trabalhe.
Se é a primeira vez que você está ouvindo falar sobre loas para dependência química, continue a leitura e confira o que é e quem tem direito.
O que é Loas para dependência química?
Para você entender o que é e como funciona loas para dependência química, é necessário saber mais sobre esse benefício. O BPC/LOAS é um benefício assistencial pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Seu valor é equivalente a 01 salário-mínimo e é concedido aos cidadãos que comprovem possuir uma deficiência que o impeçam de manter uma rotina de trabalho, por consequência, não conseguindo se manterem e suas famílias. Provavelmente você deve estar se perguntando: a dependência química é uma deficiência? Considerando que a dependência pode incapacitar uma pessoa de trabalhar e exercer diversas tarefas, pode ser considerada uma deficiência. Logo, é possível obter o loas para dependência química. Saiba que o próprio INSS, através da Portaria Conjunta nº 2/2015 reconhece que a dependência química pode ser causa de uma deficiência. Portanto, a dependência química pode dar direito ao BPC/LOAS para pessoas em situação de vulnerabilidade social.O que é LOAS?
LOAS significa Lei Orgânica da Assistência Social, que permite o acesso ao benefício de um salário-mínimo por mês. Sendo assim, idosos e portadores de deficiência que comprovadamente não possuem os recursos necessários para se manter ou sustentar a família podem solicitar esse benefício. Nesse contexto, é possível incluir os dependentes químicos, nesse caso, o loas para dependência química. Confira quais são os critérios para obter o benefício:- Possuir uma deficiência ou ter pelo menos 65 anos, no caso de idosos que não possuem deficiências;
- Ter uma renda familiar mensal (per capita) que não ultrapasse ¼ do salário mínimo – basta dividir o valor do salário mínimo vigente por 4 para chegar à renda máxima permitida por pessoa;
- Não estar vinculado a nenhum programa de Previdência Social, ou seja, não receber aposentadoria de outras fontes;
- Não receber nenhum tipo de benefício, com exceção aqueles de assistência médica;
- Comprovar que não possui recursos para se manter e nem sustentar a família.
O que é dependência química?
Não tem como explicar o que é loas para dependência química, sem destacar o que é dependência química. Para diagnosticar a dependência química, saiba que existem critérios internacionais que devem ser obedecidos, como por exemplo:- Desejo incontrolável pela substância;
- Aumentar as doses a fim de obter os mesmos efeitos;
- Ansiedade na falta da droga ou álcool;
- Alívio sentido no momento do uso;
- Falta de controle durante o consumo.