Importância de alimentos e nutrição química para cuidar da saúde do dependente

A combinação certa de alimentos e nutrição química para cuidar da saúde de pessoas que lutam contra a dependência, é uma das melhores estratégias. As pessoas dependentes sofrem de uma perda de apetite ou podem limitar sua alimentação a produtos industrializados e com baixo valor nutricional. Por consequência, isso pode levar à desnutrição por anos de uma alimentação errada e cuidados pessoas inadequados. Portanto, se você conhece alguém em processo de recuperação da dependência, entenda a importância dos alimentos e nutrição química para cuidar da saúde do dependente!

Qual a importância de alimentos e nutrição química para cuidar da saúde do dependente?

Como já dito, uma boa combinação de alimentos e nutrição química para cuidar da saúde de pessoas que estão lutando contra a dependência pode ser de grande ajuda. Saiba que as carências em vitaminas e minerais podem causar fadiga, dores, problemas digestivos, um comprometimento do sistema imunológico e danos a diversos órgãos, como fígado, coração e pulmões. Veja outros sinais de má nutrição associados à dependência:
  • Gengivas inchadas e que sangram;
  • Perda óssea;
  • Pele seca;
  • Abdômen inchado;
  • Problemas menstruais e de fertilidade em mulheres;
  • Disfunção erétil e baixa libido em homens;
  • Vertigens;
  • E muito mais.
Isso deixa mais evidente a relevância de escolher bem os alimentos e nutrição química para cuidar da saúde do dependente no momento da sua reabilitação.

Dependência e alimentação

Para você entender mais claramente a importância dos alimentos e nutrição química para cuidar da saúde do dependente, vale saber que pessoas adictas costumam passar longos períodos sem se alimentar. Por sua vez, isso eleva as taxas de cortisol, por consequência, uma maior degradação da massa muscular para obter energia. Longos períodos com uma alimentação inadequada ou mesmo a falta de alimentos, afeta de forma significativa todo o funcionamento do organismo, atingindo órgãos como intestino, estômago, fígado, rins, coração e pulmões. A longo prazo, isso leva à desnutrição, enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando o risco de doenças. Agora, ao adotar alimentos e nutrição química para cuidar da saúde, favorece o aporte dos nutrientes necessários para o restabelecimento da saúde, previne infecções e fortalece o sistema imunológico. Portanto, tão importante quanto o uso de medicamentos e terapias no decorrer do processo de reabilitação de um dependente químico, uma dieta saudável contribui para acelerar tudo isso. Vale ressaltar que, aliado a isso, a prática de atividades físicas é altamente recomendada, pois visa otimizar a recuperação da pessoa.

Benefícios dos alimentos e nutrição química para cuidar da saúde do dependente

O vício pode afetar a capacidade do corpo a absorver eficazmente as proteínas, gorduras saudáveis e os minerais. Por sua vez, isso leva a graves déficits de vitaminas A, B, C e D. Consequentemente, o restabelecimento do equilíbrio nutricional é necessário para um restabelecimento a longo prazo. Portanto, certos alimentos e nutrição química para cuidar da saúde ao longo do processo de desintoxicação, como vitaminas e minerais, são primordiais. Vale destacar que alguns alimentos não são benéficos apenas durante a desintoxicação, mas depois, já que alguns ajudam a resolver dificuldades de sono e melhoram a saúde mental. Por isso, para quem luta contra a dependência, ou se você está atualmente em tratamento ou em readaptação, é uma boa ideia começar por um suplemento de vitaminas e minerais de alta qualidade. No entanto, para quem está em tratamento em uma clínica de recuperação sp, geralmente é orientado por um nutricionista, a fim de elaborar um programa e adaptar de acordo com as suas necessidades específicas.

Quais os melhores alimentos e nutrição química para cuidar da saúde do dependente?

É essencial ter uma alimentação saudável durante e após o tratamento contra a droga ou álcool, mas quais os melhores alimentos e nutrição química para cuidar da saúde do dependente?
  • Legumes verdes e folhas escuras;
  • Cítricos e outros alimentos ricos em vitamina C;
  • Alimentos ricos em cálcio, como produtos lácteos, espinafre, grãos e castanhas;
  • Alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos e peixes.
No processo de desintoxicação do álcool, os alimentos ricos em ácido fólico são recomendados, como legumes crus, cereais, brócolis, couve-flor, entre outros, pois eles dão mais energia ao organismo. Por sua vez, as frutas e legumes contêm vitaminas, fibras alimentares e minerais indispensáveis à saúde, sendo importante variar para se beneficiar dos diferentes nutrientes. Vale lembrar que nossa saúde depende em grande parte do que nós comemos e é ainda mais verdadeiro para aqueles que estão tentando se livrar das drogas ou álcool.

Como a dieta adequada pode ajudar na recuperação do dependente químico?

As primeiras semanas e os primeiros meses da recuperação da dependência química são momentos difíceis e os altos e baixos emocionais são característicos. É normal que algumas pessoas ganhem peso, talvez em razão de certas mudanças no metabolismo. No entanto, o ganho de peso resulta geralmente do fato que as pessoas recorrem à comida para compensar os desejos da droga e do álcool. Hoje em dia, quando se trata de alimentos e nutrição química para cuidar da saúde do dependente, muitas clínicas têm adotado uma dieta mais natural, assim como um aumento dos ácidos graxos ômega 3 e diminuição do consumo de ômega 6. Isso porque, vários nutricionistas pensam que os problemas de humor durante a recuperação podem ser devidos, pelo menos em parte, a um excesso de ácidos graxos ômega 6. Por outro lado, parece que uma dieta rica em ômega 3 possa ter um impacto positivo no humor, com uma redução significativa da ansiedade e depressão.

Conclusão

Não tem como dissociar alimentos e nutrição química para cuidar da saúde do dependente durante e após seu tratamento. Por isso, a maioria das clínicas de recuperação conta com nutricionistas especializados a fim de definir um programa alimentar para promover a reabilitação do paciente da maneira mais saudável possível.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.