Sem dúvida que vale a pena o
tratamento dependência química masculina, uma vez que é direcionado para oferecer o suporte que o paciente precisa.
Para tanto, o dependente é visto na sua globalidade, já que a dependência impacta todas as áreas de sua vida.
Porém, ainda existe uma certa resistência do próprio dependente e de suas famílias em buscar ajuda profissional, o que pode trazer mais prejuízos a todos.
Portanto, se você tem uma situação de dependência na família ou tem um amigo, entenda nesse artigo mais detalhes sobre o
tratamento dependência química masculina!
Tratamento dependência química masculina e feminina é igual?
Uma dúvida muito comum é se o
tratamento dependência química masculina é o mesmo que o tratamento utilizado em mulheres, e a resposta é não!
O tratamento da dependência química em mulheres se difere daquele aplicado aos pacientes masculinos por conta de diversos fatores sociais, fisiológicos, orgânicos e psicológicos.
E justamente por isso que os tratamentos são diferenciados, os quais devem ser adaptados às particularidades de cada paciente.
Vale lembrar que homens e mulheres são seres naturalmente diferentes entre si em diversos aspectos, logo, seus organismos não reagem da mesma maneira diante das substâncias.
Saiba que, durante muito tempo, não havia distinção de gênero quando se tratava de tratamento de dependência, no entanto, estudos comprovaram que a doença não se desenvolve de igual forma em homens e mulheres.
Portanto, o
tratamento dependência química masculina não é o mesmo do adotado em mulheres.
Entenda as diferenças entre dependência química masculina e feminina
Quando falamos sobre
tratamento dependência química masculina, é importante entender as diferenças entre dependência química em homens e mulheres.
Dessa forma, fica mais fácil entender por que os tratamentos são diferenciados.
À exceção dos transtornos alimentares, a balança pesa mais claramente para o lado dos homens em termos de dependência.
Embora as mulheres sejam em menor número a consumir álcool ou outras drogas, elas, por outro lado, têm mais riscos que os homens de entrar em usos problemáticos, se tornarem dependentes e até mesmo sofrer de outros problemas ligados à dependência.
Esse fato poderia estar associado à presença de transtornos de humor e diagnósticos de ansiedade e de depressão antes mesmo do desenvolvimento da dependência.
Enquanto os homens desenvolvem esses tipos de problemas depois que passam a usar drogas ou álcool.
Segundo um psicólogo americano: “se o homem usa drogas e desenvolve problemas conexos, as mulheres seriam sujeitas a desenvolver transtornos que as levam aos vícios, como um processo de automedicação”.
Embora existam algumas similaridades entre ambas as dependências, o
tratamento dependência química masculina é diferenciado e elaborado para o público masculino.
Tratamento dependência química masculina vale a pena?
Tendo em vista que a dependência é uma doença progressiva e mesmo sem cura, com o
tratamento dependência química masculina, é possível se munir de ferramentas para enfrentar tudo de uma forma mais sustentável.
Para isso, o paciente tem à disposição uma equipe multidisciplinar, composta de médicos, psicólogos, nutricionistas, conselheiros, educadores físicos, apenas para citar alguns profissionais.
Todos são especialistas e com profundo conhecimento em dependência química.
Nesse sentido, o principal objetivo do
tratamento dependência química masculina é ajudar os pacientes na sua recuperação física, emocional, social e espiritual.
O tratamento é muito mais eficaz quando integra diversas modalidades, desde o período inicial de desintoxicação até um acompanhamento psicoterápico após a alta.
No que diz respeito ao tratamento médico, em um primeiro momento, há uma avaliação do quadro geral do estado físico da pessoa, verificando as consequências físicas do uso da substância, além de acompanhar os sintomas de abstinência.
No período da abstinência, geralmente medicamentos são prescritos a fim de atenuar os sintomas, e deve ser monitorado de perto, visto que alguns sintomas apresentam um certo risco.
Já a abordagem psicológica do
tratamento dependência química masculina envolve terapias, seja individual, em grupo ou familiar.
Aqui, o objetivo é fazer com que o paciente reconheça seus padrões de comportamento e passe a adotar novas atitudes e comportamentos, que contribui para se manter motivado para continuar o tratamento.
O recomendado é que esse tratamento seja feito em uma clínica especializada, como a
clínica de recuperação sp, pois dispõe de toda a infraestrutura necessária para que o adicto se sinta seguro e acolhido.
Além disso, há a participação em grupos de apoio, pois está provado que o compartilhamento de experiências é muito benéfico no decorrer do processo de recuperação.
Qual o papel da família no tratamento dependência química masculina?
Infelizmente, muitas famílias ainda negligenciam o problema da dependência química, e só percebem que se trata realmente de uma doença, quando as consequências já são graves.
É muito normal familiares e amigos se afastarem, até mesmo considerando que a pessoa usa drogas ou álcool porque é fraca, o que pode trazer repercussões irreparáveis, inclusive, a morte.
Talvez por isso que demorem um pouco para procurar
tratamento dependência química masculina.
No entanto, quando uma dependência química está instalada, tenha em mente que a pessoa perdeu sua capacidade de julgamento e decisão, e é aqui que entra o apoio da família e pessoas próximas.
Vale ressaltar que é uma situação muito complicada, e buscar um auxílio profissional é fundamental, até mesmo para orientar quanto ao que se deve fazer, falar…
Lembrando ainda que em muitos casos, a família pode se tornar codependente, também necessitando de tratamento.
Sendo assim, se você está enfrentando um problema de dependência em sua família, não demore a buscar
tratamento dependência química masculina, não apenas para o dependente, mas também para você!
Conclusão
Considerando que a dependência química ou alcoólica é uma doença crônica, tendo efeitos nefastos na saúde física e mental do usuário, é de extrema relevância buscar o quanto antes
tratamento dependência química masculina.
Dessa forma, o dependente terá acesso a tudo o que precisa para se livrar do vício e ter de volta a sua vida.