Com casos cada vez mais frequentes de alcoolismo, uma pergunta muito frequente é: qual o tratamento para alcoólatras?
Antes de mais nada, é importante saber que o uso abusivo do álcool causa graves problemas na saúde, no trabalho, na vida financeira, assim como conflitos familiares e nos relacionamentos pessoais.
O álcool é a substância psicoativa mais consumida no mundo, e assim como os tranquilizantes, soníferos e analgésicos, pertence à categoria dos depressores do sistema nervoso central.
Via de regra, o risco de alcoolismo é maior em homens, no entanto, a incidência entre as mulheres aumentou consideravelmente nos últimos 20 anos.
Por isso, é muito importante buscar o máximo de informações sobre tratamento alcoolismo e quanto antes começar a tratar, é possível reduzir muitas sequelas.
Se você está pesquisando sobre qual o tratamento para alcoólatras, vamos explicar aqui os mais utilizados atualmente em clínica de reabilitação drogados, assim como as causas, sintomas e complicações!
O que é alcoolismo?
Para você entender melhor qual o tratamento para alcoólatras, é importante saber o que é alcoolismo.
Então, alcoolismo se define como o fato de consumir álcool de forma abusiva, e ainda, pela existência de uma dependência.
É por isso que a OMS prefere usar o termo “álcool dependência” antes de alcoolismo, em razão do vício ao álcool.
O abuso de álcool caracteriza-se ao mesmo tempo pela quantidade de álcool absorvida, a frequência, mas também do nível de álcool das bebidas.
Isso vai causar consequências na saúde mental e física da pessoa, bem como na sua vida social.
Vale ressaltar que, qualquer consumo de álcool, mesmo moderado, apresenta risco. Por isso, buscar tratamento em uma clínica de alcoolismo pode fazer toda diferença!
Quais as causas do alcoolismo?
Ao saber as causas do alcoolismo, permite ao profissional definir qual o tratamento para alcoólatras será o mais indicado.
Em primeiro lugar, o alcoolismo é considerado uma doença, e embora a causa exata seja desconhecida, alguns estudos mostram que a predisposição genética representa um importante fator de risco.
Ou seja, os riscos aumentam em famílias cujos membros, principalmente pais, irmãos e irmãs têm uma dependência ao álcool.
Outros fatores de risco compreendem um problema psiquiátrico, como a esquizofrenia, depressão ou transtornos de ansiedade.
Alguns pesquisadores também incluem como fator de risco a pobreza, o isolamento social e até mesmo a timidez.
Por isso, quando falamos em qual o tratamento para alcoólatras, ele deve abordar todas essas questões, ou seja, a abordagem para o tratamento de alcoolismo deve ser multidisciplinar.
Além disso, a maneira como o corpo de uma pessoa reage ao álcool pode ter impacto sobre o risco de desenvolver uma dependência, visto que as pessoas que precisam de mais álcool para obter um efeito agradável são mais suscetíveis de sofrer de alcoolismo.
Por fim, todas as drogas influenciam sobre um “mecanismo de recompensa” no cérebro.
Se, cada vez que uma pessoa consome uma droga, ela se sente bem, isso vai fazer com que ela queira consumir novamente.
Essa característica em comum poderia explicar por que as pessoas abusam das drogas, incluindo o álcool.
Portanto, se você consome regularmente, seu corpo vai precisar de mais quantidades da substância para obter o mesmo efeito.
Esse fenômeno se chama tolerância e pode contribuir para uma dependência de álcool, sendo necessário então o tratamento alcoólatra.
Sintomas e complicações do tratamento para alcoólatras
Para definir qual o tratamento para alcoólatras, vale a pena saber como o álcool age no cérebro.
Em primeiro lugar, o etanol (substância psicoativa contida no álcool) é transmitido pelo sangue, diretamente do sistema digestivo ao cérebro.
A ingestão do álcool produz uma euforia, calma, relaxamento, sonolência, diminuição da motricidade e da frequência respiratória. Em altas doses, pode até provocar o coma.
Sendo assim, o álcool é como um tipo de veneno para várias células humanas. Em baixa quantidade, o álcool inibe a atividade dessas células. Em doses elevadas, ele pode matá-las!
Apesar da maior parte das drogas agirem no cérebro estimulando a produção de hormônios, como a serotonina e dopamina, o álcool, ao contrário, diminui a concentração dessas substâncias químicas.
O álcool age como um depressor do sistema nervoso, exercendo o efeito químico oposto de um medicamento antidepressivo.
No entanto, como o álcool diminui a atividade na parte do cérebro que controla e inibe os comportamentos, a maioria das pessoas sob o efeito do álcool encontram uma sensação agradável ao ingerir o álcool.
Já quando é ingerido em doses mais altas, a pessoa pode apresentar vômitos, mudanças de comportamento e uma alteração importante do sistema nervoso central, além de uma desidratação.
Daí a necessidade de iniciar o quanto antes o alcoolismo tratamento.
O uso abusivo do álcool durante muitos anos pode causar problemas de saúde crônicos, tais como:
- Arritmias: ritmos cardíacos anormais que podem causar a morte súbita em uma pessoa jovem se ela ingere álcool em excesso;
- Diabetes;
- Lesões cerebrais;
- Deficiência em vitamina B1;
- Lesões cardíacas;
- Doenças do fígado, como a cirrose;
- Úlceras de estômago;
- Perda de sensibilidade nas mãos, pés e outras partes do corpo;
- Alguns tipos de câncer.
Enfim, justamente para evitar todas essas consequências, é indispensável buscar o quanto antes uma clínica alcoolismo e então o profissional responsável vai indicar qual o tratamento para alcoólatras.
Diagnóstico do alcoolismo: antes de iniciar o tratamento para alcoólatras
Antes de elaborar qual o tratamento para alcoólatras, é necessário fechar o diagnóstico.
A maioria das pessoas sabem muito bem se elas controlam seu uso de álcool ou se é o álcool que controla sua vida.
Quando uma pessoa se sente culpada por causa do seu consumo de álcool, tem uma grande chance que ela tenha um problema com o álcool, onde o caminho é o álcool tratamento.
Confira, a seguir, outros sinais de alcoolismo:
- Ter uma necessidade urgente de ingerir o álcool;
- Usar o álcool mesmo sabendo das consequências negativas para a saúde;
- Esconder garrafas de bebidas alcoólicas;
- Surgimento de sintomas no caso de interrupção, como tremores, nervosismo, náuseas;
- Uma maior tolerância.
Além disso, o especialista da clínica para alcoólicos dispõe de várias ferramentas para fazer um diagnóstico mais preciso: conversar com o paciente para verificar se ele responde aos critérios do alcoolismo e questionários específicos.
Qual o tratamento para alcoólatras?
Quando se trata qual o tratamento para alcoólatras, deve ser uma abordagem multidisciplinar para ser eficaz, no entanto, o programa de reabilitação alcoólica é personalizado.
Ou seja, é baseado nas necessidades de cada indivíduo.
As principais abordagens utilizadas em uma clínica de reabilitação álcool e drogas são:
Tratamento medicamentoso
Como algumas pessoas apresentam sintomas físicos graves quando elas tentam se livrar do álcool, torna-se necessário o tratamento abstinencia alcoólica, uma vez que alguns desses sintomas são perigosos.
Por exemplo, alucinações e delirium tremens, considerados como sintomas de intoxicação, são causados por uma interrupção brusca.
Também podem apresentar medo, confusão e uma pulsação rápida quando a droga já não está mais no seu sistema.
Portanto, no que se refere a qual o tratamento para alcoólatras na questão de abstinencia alcoólica tratamento, consiste na administração de medicamentos ansiolíticos para ajudar a reduzir os efeitos durante o alcoolismo desintoxicação.
Psicoterapia
Sessões de psicoterapia, particularmente terapias comportamentais, podem contribuir para que o paciente entenda a motivação e os gatilhos do uso de álcool.
Além disso, oferece estratégias para que a pessoa consiga lidar com situações de risco, como prevenir e evitar recaídas.
Isso porque, para a grande maioria das pessoas que param de beber, o maior perigo é usar novamente, que é a recaída
Grupos de ajuda
Paralelamente ao acompanhamento psicoterápico, a participação em grupos de apoio também faz parte de qual o tratamento para alcoólatras. seguindo os moldes da clínica de alcoólicos anônimos.
No AA, o programa consiste em 12 passos, e essa organização internacional tem ajudado milhares pessoas a largarem o vício do álcool.
Apoio da família e amigos
Por outro lado, não é fácil convencer uma pessoa próxima a buscar tratamento álcool e drogas, pois ela nega que tem uma doença. Essa negação está ligada às mudanças cognitivas associadas à doença.
Nesse caso, é aconselhável abordar a pessoa calmamente, sem fazer acusações, julgamentos e sempre mostrando o apoio.
Você pode explicar qual o tratamento para alcoólatras, tudo o que ela tem a ganhar com o alcool tratamento, e mais importante, mostre que você está ali para o que ela precisar.
Entretanto, enquanto algumas pessoas conseguem parar de usar após ouvir os conselhos de uma pessoa em quem confiam, infelizmente, muitas vezes isso não é suficiente.
Terapia familiar
Recomenda-se um acompanhamento direcionado aos familiares, pois é importante que eles compreendam a doença e suas consequências, e recebam orientações de como lidar com o dependente.
Vale ressaltar, mais uma vez, que cada pessoa é única e após a avaliação multidisciplinar, será possível indicar qual o tratamento para alcoólatras mais eficaz.
Geralmente, na clínica de reabilitação álcool, o tratamento pode envolver diferentes abordagens, com o objetivo principal de auxiliar o paciente a retomar sua vida pessoal, profissional e social!
E apesar de ser um período desafiador, é o melhor a fazer por uma pessoa que sofre com problemas de alcoolismo!