As drogas constituem um dos
problemas do mundo atual mais desafiadores, já que envolvem aspectos ligados à saúde, violência, crimes e tráfico de drogas.
Além disso, juntamente com a pandemia, surgiram vários problemas, como incertezas sobre o futuro, desemprego, ansiedade, o que por sua vez, levou ao aumento do consumo de
álcool e outras substâncias.
Um outro ponto a mencionar é o poder do narcotráfico, especialmente entre a população mais carente e vulnerável.
Sendo assim, para você entender de fato porque as drogas são
problemas do mundo atual, vale a pena continuar a leitura e conferir!
Por que as drogas são problemas do mundo atual?
As drogas são consideradas
problemas do mundo atual devido aos seus efeitos prejudiciais na saúde, segurança pública e economia.
Confira algumas das principais razões pelas quais as drogas são um problema global:
- Impacto na saúde: O uso de drogas pode ter efeitos devastadores na saúde das pessoas, incluindo doenças mentais, danos aos órgãos e até a morte;
- Criminalidade: A maioria das drogas é ilegal, o que significa que sua venda e uso estão associados a atividades criminosas, como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro;
- Desestruturação da família: O consumo de drogas pode levar à perda de empregos, desintegração familiar, aumento da violência doméstica, negligência infantil e outros problemas sociais;
- Impacto na economia: As drogas se enquadram nos problemas do mundo atual pelo seu impacto significativo na economia, incluindo custos relacionados à saúde, justiça criminal e perda de produtividade no trabalho;
- Problema de segurança nacional: O tráfico de drogas é frequentemente associado ao crime organizado e ao terrorismo, o que pode ter implicações sérias na segurança nacional e internacional.
Enfim, as drogas fazem parte dos
problemas do mundo atual porque seu uso e venda estão associados a uma diversidade de consequências prejudiciais, como problemas de saúde, criminalidade, desestruturação familiar, impacto econômico e segurança nacional.
Aumento de uso de álcool e drogas com a pandemia
De acordo com o Ministério da Saúde, os hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mostraram um aumento de 54% em 2020 no atendimento de dependentes químicos, se comparado a 2019, crescimento esse não observado em anos anteriores.
Embora esses dados se refiram ao Brasil, é possível expandir para outros diversos países, evidenciando as drogas como um dos principais
problemas do mundo atual.
Além disso, o Relatório Mundial Sobre Drogas, apresentado em junho de 2020 pelo escritório das Nações Unidas, apontou um aumento de 30% no consumo de drogas em geral, em relação ao ano de 2019.
Nos Estados Unidos, os casos de overdose avançaram 42% em maio, comparando com 2019. Outro estudo, dessa vez realizado em diversos países, inclusive no Brasil, detectou que o consumo de maconha cresceu 36% no primeiro semestre.
Por exemplo, com o distanciamento social, houve um aumento do consumo de álcool nas próprias residências, e foi observado em paralelo uma crescente de casos de violência doméstica, e isso no mundo todo.
Realmente, os números são alarmantes, e casos de uso excessivo de álcool ou outras drogas se tornaram verdadeiros
problemas do mundo atual.
O problema do tráfico de drogas
Um dos grandes
problemas do mundo atual e talvez um dos mais desafiadores é o combate ao tráfico de drogas.
O problema do tráfico de drogas é uma questão complexa e multifacetada no Brasil, pois além de ser um dos maiores consumidores de drogas do mundo, é um importante corredor para o tráfico internacional de drogas.
Entre os principais fatores que contribuem para o problema do tráfico de drogas no Brasil estão a pobreza, a desigualdade social, a falta de oportunidades de emprego e educação, a corrupção, a violência urbana e a falta de investimentos em políticas públicas de prevenção e tratamento do uso de drogas.
Além disso, a criminalização do uso e posse de drogas no país tem levado à superlotação do sistema prisional, principalmente de jovens negros e pobres, que são os principais alvos das políticas de repressão ao tráfico.
Nesse sentido, a fim de combater o problema do tráfico de drogas, é necessário adotar uma abordagem multidisciplinar, com políticas públicas de prevenção, tratamento, investimentos em segurança pública, entre outras medidas.
Em várias cidades do país, especialmente em comunidades mais carentes, os traficantes acabam exercendo o papel do poder público, como oferecendo cestas básicas, medicamentos…
Dessa forma, o narcotráfico vai ganhando mais e mais espaço, impondo regras, fazendo com que os moradores obedeçam como se fossem leis, pois ali os traficantes são o poder.
Vale mencionar ainda, que um dos grandes
problemas do mundo atual é o combate ao tráfico de drogas, principalmente pelo fato do poder público não conseguir acessar essas áreas, como se fossem privativas dos traficantes.
E como as ações do poder público não atingiam essas áreas, o comandante do narcotráfico controla serviços como luz, água, esgoto e distribuição de drogas.
Por fim, os constantes confrontos entre forças policiais e traficantes trazem uma série de transtornos à população, como toque de recolher, escolas fechadas, e até o direito de ir e vir.
Qual a solução?
Não existe uma fórmula mágica para resolver o problema das drogas, no entanto, o primeiro passo seria a conscientização.
Na verdade, uma ação conjunta do poder público, famílias e as instituições de ensino de todos os níveis, particularmente na adoção de medidas preventivas, poderia reduzir o desenvolvimento da
dependência química.
Isso porque, a dependência química também faz parte dos
problemas do mundo atual, sendo uma questão de saúde pública mundial.
Tudo isso demanda ações mais efetivas do poder público, principalmente direcionadas para a recuperação e ressocialização do dependente.
Conclusão
Sem dúvida, um dos maiores
problemas do mundo atual são as drogas, indo desde o seu consumo até sua comercialização.
Por mais que seja um problema de difícil solução, com políticas públicas assertivas, educação e medidas preventivas, é possível minimizar as consequências negativas das drogas no mundo.