Além de saber o que o cigarro causa no corpo humano, temos que entender que fumar cigarro é um hábito muito prejudicial à saúde.
Um cigarro contém mais de 4.000 substâncias químicas diferentes, das quais pelo menos 70 são conhecidas por serem cancerígenas.
Danos sérios ao corpo, como doenças cardiovasculares, câncer e problemas respiratórios são causadas pelo vício em cigarro.
O tabaco, quando queimado, fornece número muito alto de substâncias gasosas e partículas sólidas (aproximadamente 4.000 substâncias), das quais 90% são inaladas por meio de sua fumaça e vão direto para o pulmão da pessoa que faz uso do cigarro.
Dentre essas 4.000 substâncias que são danosas ao corpo humano, estão:
- Nicotina: uma substância altamente viciante que aumenta a pressão sanguínea e a frequência cardíaca;
- Monóxido de carbono: um gás tóxico que prejudica a capacidade do sangue de transportar oxigênio;
- Alcatrão: uma mistura de substâncias químicas que se acumula nos pulmões e pode causar câncer;
- Cianeto de hidrogênio: um gás venenoso que interfere na capacidade das células do corpo de produzir energia;
- Amônia: um produto químico usado em produtos de limpeza que pode causar irritação nos pulmões e nas vias respiratórias.
Essas e outras substâncias tóxicas presentes no cigarro como, chumbo, arsénico e acetona, podem causar danos significativos à saúde, aumentando o risco de doenças crônicas e morte prematura.
Por isso, é altamente recomendado evitar o consumo de cigarros e outros produtos de tabaco, entender o que o cigarro causa no corpo humano, como tratar e se livrar dessa dependência química.
A nicotina produz efeitos físicos e alterações do humor em seu cérebro que podem ser temporariamente agradáveis.
Estes efeitos fazem você querer usar o tabaco compulsivamente, o que leva à dependência. Ao iniciar o tratamento em uma clínica de recuperação em Jundiaí para parar de fumar, os sintomas de abstinência podem ser fortes e duradouros, incluindo irritabilidade e ansiedade
O que o cigarro causa no corpo humano
Fumar cigarros é um dos maiores causadores de doenças e mortes prematuras em todo o mundo, saber o que o cigarro causa no corpo humano pode poupar a vida de milhões de pessoas que morrem todo ano em decorrência do uso abusivo de nicotina.
O hábito de fumar pode causar uma variedade de problemas de saúde enorme e muito perigosos, que podem afetar não só os pulmões, mas também todo o corpo humano.
Precisamos saber o que o cigarro causa no corpo humano e como esses efeitos podem ser prevenidos.
- O que o cigarro causa no coração: Fumar cigarros pode aumentar o risco de doenças cardíacas em até quatro vezes. O monóxido de carbono que é somente uma das mais de quatro mil substâncias presentes no cigarro diminui a quantidade de oxigênio que o sangue transporta para o coração, o que pode levar a um aumento da pressão arterial e danos nas paredes arteriais, como consequência, isso pode resultar em uma série de doenças cardíacas, como infarto do miocárdio, angina e insuficiência cardíaca, podendo com frequência causar a morte.
- O que o cigarro causa nos pulmões: Os pulmões com certeza são os órgãos mais diretamente afetados pelo cigarro. A fumaça do cigarro, além de como já foi dito, conter mais de quatro mil substâncias danosas à saúde, o cigarro contém alcatrão, que é uma substância pegajosa que se deposita nas vias respiratórias, causando irritação, inflamação e danos nos tecidos pulmonares. Isso pode levar a uma série de doenças pulmonares, como bronquite crônica, enfisema e câncer de pulmão.
- O que o cigarro causa na boca e garganta: Fumar cigarros também pode causar danos à boca e garganta. A fumaça do cigarro pode causar mau hálito, cárie dentária, doença periodontal, perda de dentes e câncer de boca e garganta. Além disso, a nicotina presente no cigarro pode levar à constrição dos vasos sanguíneos, o que pode afetar a circulação sanguínea na boca e garganta, causando problemas de cicatrização e aumentando o risco de infecções.
- O que o cigarro causa no sistema reprodutivo: Fumar cigarros pode afetar negativamente o sistema reprodutivo tanto em homens como em mulheres. Em homens, o hábito de fumar pode levar à diminuição da qualidade do sêmen, baixa contagem de espermatozoides, disfunção erétil e impotência. Já em mulheres, pode afetar a fertilidade, aumentar o risco de aborto espontâneo e afetar a saúde do feto durante a gravidez. Esses são alguns males que respondem a pergunta, o que o cigarro pode causar no corpo humano.
Como prevenir os efeitos do cigarro
A melhor maneira de prevenir os efeitos do cigarro é não fumar.
Se você é fumante, o primeiro passo é tentar parar de fumar imediatamente. Existem muitos recursos disponíveis para ajudar as pessoas a parar de fumar, incluindo programas de cessação tabágica, terapias de reposição de nicotina e medicamentos prescritos.
Deixar de fumar pode ser uma decisão difícil e desafiante, devido à dependência física e psicológica induzida pela nicotina, antes de tentar parar de fumar, é preciso entender o que o cigarro causa no corpo humano, procurar um médico especialista que pode ajudar no tratamento e indicar a clínica de reabilitação Ribeirão Preto para ajudar a superar esse vício.
O tabagismo tem impacto na saúde de todo corpo humano de quem faz uso do cigarro, aumentando o risco de inúmeras doenças.
Quanto mais cedo a pessoa deixar de fumar, e entender o que o cigarro causa no corpo humano, mais rapidamente reduzirá o risco de câncer, doenças cardíacas e pulmonares, e outras condições relacionadas com o tabagismo, além de fazer o processo de desintoxicação se tornar mais fácil, estudos mostrar que quanto mais tempo de vício em cigarros uma pessoa tem, mais difícil se torna o tratamento, demandando mais tempo e atenção tanto do paciente quanto da equipe médica da clínica de recuperação em Suzano.
Ao entender o que o cigarro causa no corpo humano e dar início ao tratamento, é importante começar a adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e exercícios regulares.
Isso pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer e outras condições relacionadas ao tabagismo.
Quanto tempo dura a abstinência do cigarro?
Essa pergunta é difícil ser respondida porque existem diversos fatores que podem variar de um viciado em cigarro para outro, o nível de dependência do fumante é um desses fatores, o tempo que o mesmo faz uso do cigarro também vale muito, a quantidade de cigarros que a pessoa fuma e se ela entende o que o cigarro causa no corpo humano também conta.
A abstinência do cigarro, pode variar de alguns dias, semanas ou mesmo meses.
As sensações da falta do cigarro sentidas no momento da abstinência serão mais ou menos intensas de acordo com cada pessoa.
Por conta de alguns fracassos anteriores de tentativas de parar de fumar, alguns fumantes podem ficar mais apreensivos em relação a quanto tempo dura a abstinência do cigarro.
Para de fumar cigarro por conta própria pode ser mais difícil, se você está tentando parar de fumar cigarros, ou conhece alguém que está querendo largar o vício em cigarro, procure uma clínica de recuperação Mogi Guaçu e um médico especialista pra dar o suporte necessário.
O insucesso em parar de fumar cigarro se deve a vários fatores, a falta de informação sobre o tratamento é uma delas, não procurar saber o que o cigarro causa no corpo humano pode ser outra razão do insucesso em largar o vício, além de não procurar ajuda médica.
O fracasso em parar de fumar geralmente acontece devido a uma má preparação sobre a interrupção, a falta de informações, conselhos errados e sintomas de abstinência não tratados.
Parar de fumar é considerado por alguns como algo impossível. E é por isso a necessidade de desmistificar o processo de abstinência e entender de uma vez por todas, o que o cigarro causa no corpo humano.
Ao ser acompanhado, bem informado e apoiado, se necessário até um tratamento mais especializado, parar de fumar pode ser feito no seu ritmo, de maneira serena e progressiva
“Eu comecei a fumar cigarro quando tinha treze anos, meus pais fumavam e eu desde bebê convivo com a fumaça do cigarro. Quando eu paro pra pensar eu acho que já nasci fumando, minha mãe fumava durante a gestação. Meus pais são pessoas simples que nunca souberam o que o cigarro causa no corpo humano, se conheceram fumando e ambos morreram fumando, curiosamente os dois morreram com pouca idade e de câncer no pulmão, meu pai com 60 anos e minha mãe com 55. Quando eu tinha por volta de 30 anos, as doenças causadas pelo cigarro começaram a aparecer, eu fui ao médico me consultar devido a fortes dores nas costas. Depois de alguns exames e tomografia, fui diagnosticado com câncer no pulmão, assim como meu pai e minha mãe. Passei por um longo tratamento com quimioterapia e radioterapia, porém, o câncer não regredia e foi preciso fazer uma operação para salvar a minha vida, perdi 30% do pulmão esquerdo e o direito só funciona menos da metade. Eu entendi o que o cigarro causa no corpo humano, mas mesmo tendo sido diagnosticado, eu não conseguia parar de fumar. Durante o tratamento contra o câncer eu continuava fumando, tentei parar algumas vezes mas não conseguia, nunca ficava mais do que uma semana sem fumar. Quando uma amigo me indicou a clínica de recuperação Piracicaba eu iniciei o tratamento e com a ajuda das pessoas que trabalham lá, dos médicos e terapeutas, eu enfrentei as severas crises de abstinência e consegui parar de fumar. Hoje eu preciso fazer fisioterapia pulmonar três vezes na semana, tenho 45 anos mas me sinto como um senhor de 80. Foram pouco mais de vinte e cinco anos de vício em cigarro que não me trouxe nada de bom na vida. Demorei para entender o que o cigarro causa no corpo humano e isso me custou muita coisa. Se eu soubesse antes o mal que o cigarro faz eu poderia ter ajudado meus pais a se livrarem desse vício e eu também poderia viver uma vida melhor, chegar na idade que eu tenho hoje estando mais saudável e assim aproveitando mais a vida. Faço questão de que todos saibam o que o cigarro causa no corpo humano.”
L.I.G – 45 anos, ex-fumante
Fumar cigarros pode ter um impacto significativo na saúde e bem-estar do corpo humano.
A fumaça do cigarro contém muitas substâncias químicas tóxicas que podem causar uma variedade de doenças e problemas de saúde em todo o corpo.
A melhor maneira de prevenir esses efeitos é parar de fumar imediatamente e adotar um estilo de vida saudável. Se necessário optar pela internação voluntária.
Se você é um fumante ou conhece algum fumante, entenda o que o cigarro causa no corpo humano, se informe sobre as clinicas de recuperação portal dependência química, procure recursos disponíveis para se ajudar e ajudar quem precisa a parar e assim, melhorar sua saúde a longo prazo.