Se você convive com um dependente químico e quer ajudá-lo a se livrar da droga, é importante saber o que é crise de abstinência de drogas.
Isso porque, pessoas que consomem álcool ou outra droga regularmente e em grande quantidade, podem sentir sintomas de abstinência quando param ou diminuem o consumo.
Tais sintomas podem variar de acordo com a categoria da substância consumida, que pode ir desde uma agitação até sintomas mais graves, como delírios e alucinações.
Por isso, é necessário entender o que é crise de abstinência de drogas, até mesmo para você poder dar todo o apoio que a pessoa precisa nesse momento.
Portanto, continue a leitura e saiba todos os sintomas que uma pessoa pode apresentar durante uma crise de abstinência e como é feito o tratamento!
O que é crise de abstinência de drogas?
Para explicar o que é crise de abstinência de drogas, saiba que é o conjunto de sintomas, de gravidade variável, que ocorre no momento da interrupção total ou parcial de uma substância psicoativa consumida regularmente.
É um dos indicadores de uma dependência.
Quando se faz uso regular de uma substância psicoativa, o cérebro se adapta tanto no plano bioquímico como no plano estrutural.
No entanto, se a pessoa para de usar essa substância, a sua concentração no cérebro diminui, resultando uma série de sintomas, que é o que se chama abstinência.
É necessário contar os dias, até mesmo semanas, para que os receptores do sistema nervoso central se normalizem.
Vale mencionar que os sintomas da crise de abstinência são os opostos daqueles dos efeitos principais da droga, por exemplo:
- A abstinência de um sonífero causa uma hiperatividade do sistema nervoso autônomo e complicações médicas graves;
- A abstinência de um opioide é acompanhada de ansiedade;
- A abstinência de um estimulante provoca depressão e insônias.
Portanto, tendo uma ideia melhor sobre o que é crise de abstinência de drogas, no próximo tópico, vamos mostrar os principais sintomas.
Quais os principais sintomas de síndrome de abstinência?
Tendo em vista o que é crise de abstinência de drogas e que é caracterizada por uma série de sintomas, que sintomas são esses?
Os sintomas de abstinência de drogas podem variar dependendo do tipo de droga, bem como da quantidade e duração do uso. Alguns sintomas comuns incluem:
- Sintomas físicos: náusea, vômito, sudorese, dor de cabeça, tremores, sudorese, dor de estômago, dificuldade para dormir, fadiga;
- Sintomas psíquicos: ansiedade, irritabilidade, insônia, falta de apetite, tontura, paranoia, alucinações, delírios;
- Sintomas emocionais: mudanças de humor, depressão, irritabilidade, raiva, medo;
Estes sintomas podem ser graves e até mesmo perigosos, especialmente se o usuário tem uma história de uso prolongado ou abuso de drogas.
É importante procurar ajuda médica imediatamente se você ou alguém que você conhece estiver experimentando sintomas de abstinência de drogas.
Qual a diferença entre uma crise de abstinência de drogas e abstinência de álcool?
Embora as duas afetem os planos psicológico e físico, elas apresentam algumas diferenças, que variam em função do tipo e a quantidade de álcool ou drogas consumidas.
Veja algumas diferenças entre o que é uma crise de abstinência de drogas e de álcool.
Enquanto a desintoxicação de drogas é mais complicada no aspecto psicológico, na maioria dos casos, a do álcool é mais difícil no plano físico.
Na verdade, a pessoa que para de beber da noite para o dia, após um longo período, pode sofrer vários sintomas, que podem ir desde uma ressaca a problemas mais graves, como crises de epilepsia.
É por isso que é fortemente recomendado que a pessoa em abstinência de álcool seja acompanhada durante o processo de desintoxicação a fim de evitar complicações.
Para tratar a abstinência física de álcool, geralmente dura entre uma e quatro semanas, ao passo que a abstinência psicológica pode ser mais longa.
Já no caso da crise de abstinência de drogas, embora as manifestações físicas sejam menores, os sintomas psicológicos são sentidos desde os primeiros momentos.
Como tratar crise de abstinência de drogas?
Agora que você já tem um maior conhecimento sobre o que é crise de abstinência de drogas, é importante saber como tratar.
O tratamento de uma crise de abstinência de drogas geralmente começa com uma avaliação médica para determinar a gravidade dos sintomas e identificar qualquer condição médica subjacente que possa exacerbar os sintomas.
O tratamento pode incluir:
- Medicação: O médico pode prescrever medicamentos para aliviar sintomas específicos, como náuseas, dor de cabeça, ansiedade, entre outros;
- Monitoramento clínico: É importante que o paciente seja monitorado por profissionais de saúde durante a crise de abstinência, especialmente se os sintomas forem graves ou potencialmente perigosos;
- Tratamento de desintoxicação: A desintoxicação é o primeiro passo no tratamento da dependência de drogas e consiste em remover a substância tóxica do corpo. Este processo pode ser feito em um ambiente hospitalar ou em um centro de tratamento, como em uma clínica de recuperação sp;
- Terapia: Além de tratar os sintomas físicos da abstinência, é importante tratar as questões emocionais e comportamentais que levaram à dependência de drogas. Isso pode incluir terapia individual ou em grupo;
O tratamento da dependência de drogas é um processo contínuo e pode ser uma combinação de várias abordagens, como medicação, terapia e apoio de grupo.
Mais uma vez, uma pessoa que está passando por uma crise de abstinência, não é recomendado que faça isso sozinha.
Isso porque, determinados sintomas são extremamente graves e a pessoa precisa de um acompanhamento de perto.
Conclusão
Tendo todos os detalhes sobre o que é crise de abstinência de drogas, ficou claro que a pessoa necessita de um acompanhamento médico, em razão da intensidade dos sintomas.