Não são todas as pessoas que entendem a importância da psicoterapia e como ela funciona ao longo de um tratamento para dependência química.
O objetivo de toda psicoterapia é fazer com que a pessoa modifique a conduta de sua vida, se confronte com ela mesma e aos fatores que geram seu sofrimento.
Por consequência, novas perspectivas de agir e de viver se abrem. Nesse sentido, a psicoterapia implica um trabalho do indivíduo com ele mesmo.
Para você conhecer mais a fundo sobre a importância da psicoterapia e como é peça-chave no processo de recuperação de um dependente, continue a leitura e confira!
Importância da psicoterapia na dependência química
Ainda existem muitas dúvidas sobre a real importância da psicoterapia ao longo do tratamento da dependência química.
Mas o principal objetivo é favorecer na pessoa mudanças significativas no seu funcionamento cognitivo, emocional ou comportamental.
Isso porque, a droga causa diversos efeitos psíquicos, fazendo com que o usuário não tenha mais controle sobre suas emoções e sentimentos.
Segundo especialistas, uma terapia eficaz deve ir além do fato de impedir uma pessoa de usar a droga ou álcool e ajudá-la a permanecer longe da substância.
Confira quais as vantagens da psicoterapia no tratamento da dependência:
- Fortalece a confiança e a autoestima ao reduzir a dependência;
- Ajuda a lidar com o estresse e ansiedade;
- Auxilia a conquistar diversas habilidades de adaptação;
- Permite aos usuários compreender seus comportamentos e desenvolver competências sociais;
- Possibilita também aos usuários identificar diferentes gatilhos.
Sendo assim, todos esses fatores mostram a importância da psicoterapia, seja ela individual ou em grupo.
O mais importante: a terapia ajuda o paciente a se livrar dos pensamentos negativos e adotar a positividade, e fazê-lo se sentir em física e mentalmente.
Quanto melhor a pessoa se sentir, menos vai depender das substâncias, e progressivamente, vai se livrar da dependência.
O que é psicoterapia?
Quando você entende o conceito, tem uma noção mais clara sobre a importância da psicoterapia.
Então, a psicoterapia é um atendimento realizado entre um profissional de psicologia/psiquiatria e um paciente ou um grupo.
Durante a sessão, várias questões são discutidas, sendo utilizadas técnicas que promovem o autoconhecimento e assim, a pessoa enxerga suas dificuldades e aprende a como enfrentá-las.
Por meio da psicoterapia, o paciente tem acesso a ferramentas, e ele mesmo que encontra o caminho para se livrar da dependência.
Quando falamos em dependência química, saiba que o tratamento é para vida toda, e o acompanhamento de um psicoterapeuta é essencial.
No entanto, se livrar de uma dependência não é uma tarefa fácil, mas é possível.
Antes de tudo, é uma questão de escolha, decisão e motivação da parte da pessoa dependente.
E quando ela resolve se tratar, já nas primeiras sessões vai perceber a importância da psicoterapia.
Quais os tipos de psicoterapia no tratamento da dependência?
Tendo em vista a importância da psicoterapia, saiba que a abordagem psicoterapêutica pode ser:
- Individual;
- Familiar;
- Em grupo.
No caso do tratamento da dependência, a terapia cognitivo-comportamental é geralmente proposta, já que é bem eficaz.
Ela se baseia no princípio de que nosso estado de sofrimento psicológico é a consequência de esquemas de pensamentos e comportamentos.
O objetivo da TCC é desenvolver na pessoa competências, processos de pensamentos, estratégias ou atividades alternativas visando a uma mudança de comportamento.
Ou seja, a terapia cognitivo-comportamental vai centrar no presente, analisando os comportamentos e pensamentos que levam à dependência, a fim de substituí-los por pensamentos e comportamentos positivos.
Isso, por sua vez, vai promover o equilíbrio e bem-estar da pessoa.
Vale destacar que a participação da família também mostra a importância da psicoterapia no sucesso do tratamento.
Como funciona a psicoterapia
Se ainda está difícil para você entender a importância da psicoterapia, veja um caso clínico que atendi quando trabalhava em uma clínica de recuperação sp:
“Atendi um paciente de 31 anos que decidiu se internar por conta de um problema de alcoolismo e passados os primeiros dias de abstinência, ele foi encaminhado para terapia.
O primeiro objetivo foi, por meio do diálogo, ajudá-lo a se conscientizar do seu problema, aceitá-lo e mantê-lo motivado para abandonar o álcool.
Passei a adotar técnicas de terapia cognitivo-comportamental para que ele reconhecesse todos os malefícios do álcool na sua vida e a partir daí, começou a modificar seus comportamentos e pensamentos ligados à dependência.
Além disso, ele aprendeu a identificar as situações de risco e agir, prevenindo recaídas.
A família também fez terapia, já que precisava se fortalecer para dar o apoio necessário ao seu membro familiar.
Mesmo após a alta da clínica, ele continuou com a terapia, e hoje, 2 anos depois, ele participa de grupos de apoio e faz psicoterapia uma vez por semana”.
Esse foi um exemplo que sinaliza a importância da psicoterapia, mas existem casos em que é preciso o uso conjunto de medicamentos, especialmente em quadros de depressão e ansiedade.
Um tratamento que funciona muito em pacientes com dificuldades em se expressar é a arteterapia, pois estimula a criatividade e a expressão.
O objetivo aqui não é criar obras de arte, mas permitir ao indivíduo descobrir novas formas de expressar seus sentimentos e pensamentos.
Além disso, pesquisas mostram que a participação regular em atividades de arteterapia aumenta a confiança em si, a motivação e a redução da ansiedade.
Conclusão
Não é fácil para um dependente aceitar que precisa de ajuda.
No entanto, para quem quer vencer a dependência e retomar a vida, é uma das coisas mais inteligentes a fazer.
Ao invés de deixar a dependência destruir tudo o que você tem, e conhecendo agora a importância da psicoterapia, aproveite as vantagens da terapia ao longo desse processo.