Ibogaína para que serve: Ajuda na dependência?

Quem tem problemas com drogas ou conhece alguém, seria interessante entender ibogaína para que serve e se realmente funciona no tratamento da dependência.

A ibogaína é extraída de uma árvore originária da África, mais especificamente da casca da raiz da iboga.

Atualmente, muitas clínicas de recuperação em todo o mundo, inclusive no Brasil, adotam o tratamento com ibogaína para tratar dependências, em razão dos ótimos resultados.

Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre ibogaína para que serve, quais os efeitos, se existe alguma contraindicação…

Ibogaína para que serve: o que é ibogaína

Antes de entender tudo em relação à ibogaína para que serve, saiba que a ibogaína é um alcaloide encontrado na planta Tabernanthe iboga, muito utilizado em rituais e cerimônias religiosas africanas.

Como é uma substância psicoativa, tem um efeito significativo no espírito e no corpo de uma pessoa, semelhante aos efeitos provocados pelo LSD.

Os usuários de ibogaína podem sentir alguns efeitos secundários, no entanto, obtêm uma solução a longo prazo para seu problema de dependência.

É importante frisar que a ibogaína é extraída e sintetizada com uma pureza de 95 a 99%, de forma que a dose pode ser cuidadosamente controlada para atender às necessidades de cada pessoa.

Um fato curioso é que apesar do seu uso medicinal remontar há 20 mil anos atrás, apenas em 1962 que o mundo ocidental começou a saber ibogaína para que serve.

Howard Lotsof descobriu por acaso que a ibogaína era eficaz contra a dependência. Ele era dependente de heroína e experimentou a ibogaína junto com os amigos.

Após a ingestão de ibogaína, cinco dos sete amigos ficaram sem usar drogas por pelo menos seis meses, e ainda apresentaram redução dos sintomas de abstinência.

A partir daí, pesquisas começaram a ser feitas e foi comprovado cientificamente que a substância é eficaz e segura no tratamento da dependência, inclusive sua importação e uso é autorizado pela Anvisa, desde que com prescrição médica e para tratamentos específicos.

Quais os efeitos da ibogaína?

Quando se trata de ibogaína para que serve, é importante saber quais os efeitos e assim, fica mais claro sua eficiência no tratamento da dependência.

Então, essa substância estimula as conexões entre os neurônios relacionados a sensações de prazer, impactando positivamente os neurotransmissores, dessa forma, promovendo o equilíbrio cerebral.

Ou seja, a ibogaína apresenta ação no sistema nervoso central, assim como a cocaína e nicotina, exercendo atividade estimulante sobre receptores específicos.

A ibogaína também propicia um aumento da proteína GDNF, responsável por promover a regeneração do tecido nervoso a estimular a criação de conexões nervosas.

Isso explica os efeitos atenuantes nos períodos de abstinência, pois há o controle dos níveis de dopamina.

Por sua vez, ao agir no sistema de recompensa, há uma diminuição da “fissura” pela droga.

Para quem não é indicado o tratamento com ibogaína?

Apesar do tratamento ser seguro e mesmo tendo conhecimento sobre ibogaína para que serve, saiba que é contraindicado para determinadas condições de saúde, tais como:

  • Cardiopatias congênitas;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Cardiomiopatia;
  • Arritmias;
  • Tromboses;
  • Anemia;
  • AVC e outras patologias vasculares;
  • Problemas mentais graves, como psicose e esquizofrenia;
  • Problemas hepáticos e renais.

Por isso que, antes de iniciar o tratamento, o paciente é submetido a uma avaliação minuciosa, a fim de descartar qualquer tipo de doença e que a desintoxicação transcorra em total segurança.

Por fim, assim como qualquer outro tratamento para dependência, a motivação da pessoa faz toda a diferença.

Ibogaína para o tratamento de dependência funciona?

Sim, o tratamento com ibogaína é seguro, além de nenhum risco associado à dependência física.

Portanto, com base em que ibogaína para que serve, é uma substância que pode ser uma forte aliada no combate ao uso dos psicotrópicos.

Outro benefício é a redução dos sintomas durante as crises de abstinência, o que contribui para a adesão ao tratamento, bem como um número menor de recaídas.

O uso da ibogaína também diminui o tempo de tratamento, já que quando internados, os pacientes se distanciam do convívio social.

E já está mais do que provado que a distância dos familiares e a quebra da rotina é um fator que faz com que os adictos não procurem ajuda especializada, além de não terem consciência que a dependência é uma doença.

O tratamento com ibogaína é seguro?

O tratamento com ibogaína é seguro desde que seja feito o controle correto e adequado das dosagens e haja supervisão de profissionais habilitados ao longo do tratamento.

Justamente por isso que a administração de ibogaína deve ser feita em local seguro e com toda a infraestrutura, como o oferecido em uma clínica de recuperação sp.

Além disso, antes de iniciar a desintoxicação, o paciente deve ser avaliado por uma equipe multidisciplinar, a fim de avaliar se a substância não traga nenhum malefício à saúde, sobretudo as condições cardíacas do paciente.

É importante saber que o acompanhamento leva entre 24 e 48 horas, que é o tempo de duração do efeito da substância.

Um outro ponto que merece ser mencionado é que é recomendado acompanhamento com psicólogos, pois muitos dependentes revivem momentos traumáticos, principalmente vividos durante a infância e adolescência.

Conclusão

Mesmo sabendo agora ibogaína para que serve, saiba que estudos ainda estão sendo feitos para garantir maior segurança durante o tratamento.

Mas uma coisa é certa: os benefícios do uso da ibogaína para tratar a dependência vão desde a redução da síndrome de abstinência até o menor tempo de internação.

Por consequência, isso leva a uma maior adesão ao tratamento, e sem dúvida, é uma excelente alternativa para combater o uso abusivo de drogas.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.