Existem muitos motivos por trás de porque o dependente químico mente, desde esconder seu problema até para poder usufruir de algum benefício.
No entanto, mesmo que você saiba o que fez com que ele mentisse, isso não é o suficiente.
É necessário sentar, conversar e ajudar!
Por isso, para você entender em mais detalhes porque o dependente químico mente e o que você pode fazer para ajudá-lo a reconhecer que existe ali um problema, continue a leitura e confira!
Por que o dependente químico mente?
Os motivos pelos quais porque o dependente químico mente são os mais variados, entre os quais destacamos:
- Medo de julgamento ou rejeição: ele pode temer as consequências sociais ou emocionais de serem honestos sobre o seu uso de substâncias;
- Negação: o uso excessivo de drogas ou álcool pode fazer com que o dependente perca a noção da realidade e não consiga ver o impacto negativo que o uso tem em sua vida;
- Vergonha: o dependente químico pode se sentir envergonhado pelo seu comportamento e tentar esconder isso daqueles ao seu redor, já que não quer causar decepção na outra pessoa;
- Dificuldade em reconhecer o problema: dificuldade em reconhecer o seu problema e, portanto, negá-lo;
- Continuar usando: outro motivo porque o dependente químico mente é para evitar a interferência dos outros e poder continuar usando a substância;
- Tirar alguma vantagem: ele pode mentir e dar desculpas como uma forma de conseguir dinheiro para comprar a droga.
Em geral, a mentira é um comportamento comum entre os dependentes químicos e é um sinal de que eles precisam de ajuda para superar o seu vício.
Como identificar uma mentira?
Os dependentes químicos têm uma grande habilidade em mentir, e segundo a psicologia social sobre porque o dependente químico mente, existem algumas motivações:
Evitar conflitos, não decepcionar a outra pessoa, persuadir alguém para tirar uma vantagem, dissimular ou justificar seu comportamento, manter a dependência em segredo.
O discurso de um dependente que mente geralmente contém mais hesitações, menos palavras, menos detalhes contextuais, mais omissões.
Suas respostas são mais evasivas, menos estruturadas e às vezes até incoerentes, além de pausas mais longas quando ele fala.
Um sinal típico de uma mentira é quando a pessoa sempre olha para baixo quando conversa ou desvia o olhar, simplesmente porque tem vergonha dos seus atos.
Outra característica que mostra que o dependente químico está mentindo é quando ele repete as perguntas que você faz.
Provavelmente isso acontece porque é um tempo a mais que ele tem para pensar na resposta que vai dar.
Logo, se você perceber que a pessoa pede para você repetir a mesma pergunta várias vezes, é um sinal típico que está mentindo.
É importante ter em mente que a compulsão pela droga é tamanha que muitas vezes o indivíduo passa por cima de seus próprios valores, roubando, enganando e mentindo.
Dependente químico e manipulação
Quando você compreende porque o dependente químico mente, fica mais claro entender a manipulação.
O problema da manipulação é que o dependente de tanto mentir, acaba acreditando que aquilo é uma verdade.
Ao adotar esse comportamento, isso facilita a obtenção da droga, muitas vezes por meio da chantagem emocional.
E por ter uma visão distorcida da realidade, o dependente acredita que tem razão. Existem alguns sinais que mostram o comportamento manipulador de um dependente:
- Roubo de pequenas quantias de dinheiro, por exemplo, mentindo sobre o troco do mercado;
- Consegue o que deseja pelo cansaço, sempre reforçando que está certo;
- Age de uma maneira para que todos sintam “pena” dele, dizendo, por exemplo, “ninguém me ama” ou “ninguém me entende”;
- Sempre se coloca no papel de vítima.
A questão aqui é que essa manipulação favorece a codependência, ou seja, alguém acaba contribuindo para a sua dependência.
Por isso que é importante estar atento ao que pode estar por trás de porque o dependente químico mente, justamente para evitar chegar a esse ponto.
Como ajudar um dependente químico que mente?
Tendo em vista que você já sabe porque o dependente químico mente, o que fazer para que ele volte à realidade, admita que está doente e que precisa de ajuda.
Ajudar um dependente químico que mente pode ser desafiador, mas possível. Veja, a seguir, algumas dicas que podem ser úteis:
Mantenha o amor e o apoio incondicional
Ajudar a pessoa a se sentir amada e acolhida é fundamental para ajudá-la a superar seu vício.
Seja paciente
A recuperação de uma dependência química pode ser longa e difícil, por isso, é importante ser paciente e compreensivo.
Aprenda sobre a dependência química
Conheça mais sobre a doença e as suas causas para compreender melhor o comportamento da pessoa e porque o dependente químico mente.
Converse abertamente
Converse com a pessoa sem julgamento ou raiva, e ajude-a a entender as consequências de suas ações.
Encaminhe para ajuda profissional
Um tratamento médico supervisionado por profissionais, de preferência em uma clínica de recuperação sp, é importante para ajudar a pessoa a superar sua dependência.
Lembre-se de que a recuperação é um processo difícil e gradual, e que a pessoa precisa de tempo e apoio para se curar.
Conclusão
Realmente é um tanto desafiador lidar com um dependente químico que mente, especialmente quando existe uma manipulação.
Entretanto, quando você tem um melhor entendimento de porque o dependente químico mente, o caminho para ajudá-lo fica um pouco mais fácil.
Mas saiba que ele mente não por uma questão de falta de caráter ou desonestidade, simplesmente porque tudo isso é causado pelo uso da substância.
A compulsão é tão incontrolável que ele perde a capacidade de julgamento, e muitas vezes, é só mentindo que ele vai ter acesso ao que mais deseja, que é a droga.