A grande maioria das pessoas pensam que os efeitos do lança no corpo se limitam a uma alegria e uma excitação, mas vão muito mais além!
Dependendo da quantidade, o lança perfume pode causar de uma simples excitação até dificuldades de concentração e desmaios.
Assim como outras drogas, esses efeitos podem ser potencializados, especialmente se o lança perfume for usado em conjunto com outras substâncias.
Continue a leitura e descubra todos os efeitos do lança no corpo, assim como os danos à saúde e muito mais!
Quais os efeitos do lança no corpo?
Antes de mais nada, saiba que os efeitos do lança no corpo são relativamente rápidos, durando em média de 15 a 40 minutos.
E é justamente por esses efeitos rápidos que faz com que a pessoa aumente cada vez mais as doses, criando assim um ciclo vicioso.
Um dos maiores problemas é que diversas substâncias entram na composição do “cheirinho da loló”, tornando ainda mais perigoso o seu uso.
Quanto aos efeitos imediatos, o usuário pode sentir euforia, bem-estar, e sensação de “estar voando”.
Outros efeitos do lança no corpo incluem:
- Aceleração da frequência cardíaca;
- Excitabilidade;
- Formigamento;
- Tonturas;
- Alterações sensoriais;
- Dormência nas extremidades;
- Náuseas;
- Dor de cabeça;
- Ansiedade excessiva;
- Depressão;
Além disso, pode haver a destruição dos neurônios, levando à dificuldade de concentração e locomoção, bem como perda de consciência e déficit de atenção.
Em casos de intoxicação, a pessoa pode apresentar perda da capacidade cognitiva e psicomotora, podendo até levar ao coma e parada cardíaca, principalmente se for utilizado com bebida alcoólica.
A longo prazo, o usuário fica mais vulnerável a quedas, reações violentas ou atitudes inconscientes, que colocam em risco sua integridade física e a de outras pessoas.
Atualmente, com a fabricação clandestina do lança-perfume, esses efeitos do lança no corpo podem ser ainda mais intensos, principalmente devido às substâncias misturadas.
O que é lança-perfume?
O lança-perfume é uma droga muito comum na América Latina, sendo composto por diversos solventes, e tem como base o cloreto de etila, um gás incolor usado principalmente em anestesias e produção de um aditivo para gasolina.
É possível também encontrar na sua composição éter e clorofórmio, e uma essência ou bala para dar sabor.
Recebe esse nome por ser armazenado em um frasco pressurizado, que ao ser acionado, libera um vapor fresco e perfumado.
Saiba que seu uso é proibido no Brasil.
Além da tradicional inalação direta pelo nariz ou boca, a aspiração pode ser feita com o uso de um pano embebido com a substância.
Como o lança-perfume age no organismo?
Assim que o lança é inalado, ele chega aos alvéolos pulmonares e age diretamente na corrente sanguínea, provocando mudanças em todos os sistemas, particularmente no sistema nervoso.
E a partir daí, vai afetando órgãos vitais, como coração, rins e fígado, acarretando uma série de complicações.
Na maioria das vezes, as drogas causam um desequilíbrio dos hormônios e enzimas, que têm relação direta com o metabolismo.
Por isso, o lança-perfume age no controle emocional do indivíduo, favorecendo ao surgimento de comorbidades.
Sendo assim, além de todos os efeitos do lança no corpo citados acima, a droga afeta os processos de comunicação no cérebro, interferindo na dinâmica dos mensageiros químicos.
O uso frequente e prolongado do lança-perfume aumenta o risco de desenvolver uma diversidade de doenças, tanto físicas quanto mentais.
Várias sequelas aparecem rapidamente, enquanto outras surgirão talvez anos mais tarde.
Por sua vez, isso afeta diretamente o desempenho na escola e no trabalho, além de problemas nas suas relações.
Essas mudanças comportamentais são facilmente visíveis entre aqueles que usam lança-perfume.
Daí a necessidade de buscar ajuda profissional, antes que o uso da droga cause danos irreversíveis à saúde e permitir ao usuário superar seu vício e ter de volta a sua vida!
Lança-perfume causa dependência química?
Sim, o lança-perfume causa dependência química, muitas vezes até mais grave que outras.
E a explicação é que porque os efeitos do lança no corpo, particularmente no sistema nervoso, são intensos, o que pode levar à dependência.
Vale ressaltar que sensações como euforia e alegria contribuem para a pessoa ficar viciada pelo lança-perfume.
No caso específico da dependência, dificilmente a pessoa consegue se livrar sozinha, onde o suporte profissional de uma clínica de recuperação é a decisão mais acertada.
Como funciona o tratamento de dependência de lança-perfume
Com base em todos os efeitos do lança no corpo e seus malefícios à saúde, é de extrema importância que a pessoa busque ajuda.
Da mesma forma que outros tipos de dependência, o processo de recuperação requer uma abordagem multidisciplinar, levando em consideração as necessidades de cada paciente.
Em geral, em especial em clínica de recuperação sp, o tratamento se baseia, em um primeiro momento, na desintoxicação, com o objetivo de limpar o organismo.
Normalmente, isso é feito com o auxílio de medicamentos, a fim de auxiliar a aliviar os sintomas da abstinência.
Além disso, a psicoterapia, entre elas a terapia cognitivo-comportamental, é bastante eficaz para a pessoa mudar seus pensamentos para se livrar do vício, e aprender a identificar os sinais de uma recaída e se antecipar.
Conclusão
O lança-perfume é um inalante bastante comum no Brasil, e por ser uma droga de fácil acesso e de baixo custo, é cada vez mais procurada.
Juntamente com os efeitos do lança no corpo, os danos à saúde física e mental são inúmeros, onde o tratamento precoce permite evitar complicações mais graves.
Portanto, se você conhece alguém que faz uso frequente de loló, procure conversar e lhe mostrar os prejuízos, e se a situação sair do controle, convém consultar um profissional de saúde especializado em dependência.