Drogas na família

A dependência de drogas destrói a vida da pessoa dependente, mas drogas na família afetam a todos.

Quando você tem a notícia de que alguém próximo é dependente de drogas, em um primeiro momento vem o choque, e depois tristeza, inquietude e desespero.

Obviamente que esse sentimento é perfeitamente compreensível, mas não deixa de impactar toda a dinâmica familiar.

A pessoa, que ontem era um bom filho, um bom parceiro ou um bom pai, é como se não existisse mais.

Drogas na família podem realmente levar as pessoas ao fundo do poço, mas não apenas elas, mas suas famílias também.

Portanto, se você está passando por isso, continue a leitura e confira quais são os efeitos do uso de drogas nas famílias e o que pode ser feito!

Quais os efeitos de drogas na família?

Na verdade, é difícil expressar em palavras o sofrimento quando ocorre a situação de drogas na família, pois só quem passa por isso, sabe muito bem o que é.

Você provavelmente se sente completamente impotente e com uma enorme vontade de ajudar, mas não sabe como.

É importante frisar que você não está sozinho e que muitas famílias já passaram ou estão passando por um problema semelhantes.

E quais os efeitos de drogas na família?

Todos sabemos que a pessoa dependente não pode esconder sua dependência para sempre, e quando seus familiares descobrem, isso tem efeito direto nas suas relações.

A pessoa dependente reage sempre com a mesma frase: “Eu apenas experimentei, isso não vai acontecer mais”, porém, isso não acaba assim.

Quem é dependente não tem consciência do que está acontecendo e acaba mentido para si mesmo e para os outros dizendo que tudo está sob controle, mas não está.

Quando a família o surpreende pela segunda vez, há decepção e perda de confiança.

Por sua vez, a confiança é como um espelho, que quando se quebra, as coisas não serão mais as mesmas.

Só que as pessoas dependentes não são conscientes e magoam novamente quem está próximo.

Um outro fato de drogas na família é que existe uma tendência da família se culpar e achar que cometeu um erro.

No entanto, é importante ter em mente que o erro não é da família, já que existem diversos fatores que podem levar uma pessoa a usar drogas.

O que é codependência na família?

Não tem como falar em drogas na família sem mencionar a codependência, onde existe um membro que consome álcool e outras drogas e quando os membros da família podem estabelecer uma relação semelhante à que o usuário tem com a droga.

Para você entender melhor como se dá a codependência, veja uma experiência pessoal:

“Meu marido tinha um problema sério com o álcool, na verdade, ele tinha uma dependência, e passei a organizar minha vida em torno dele, o que acabou me trazendo vários problemas.

Além da baixa autoestima, porque acreditava que a sua felicidade dependia da minha, me sentia totalmente responsável por ele.

Também acreditava que eu é que tinha o papel de resolver aquilo, mas quando percebi que vivia insatisfeita e que não ia conseguir fazer com que ele abandonasse o vício, aí sim resolvi buscar ajuda.

Vale lembrar aqui também que o estresse de viver com ele me causou problemas como ansiedade, culpa, depressão e irritabilidade, e tive consciência que estava doente e que precisava de tratamento, assim como meu marido”.

Como lidar com drogas na família?

Existem várias maneiras de lidar com o uso de drogas na família. Algumas dicas incluem:

  • Fale abertamente com a pessoa sobre suas preocupações e ofereça ajuda. Isso pode incluir encontrar um terapeuta ou um profissional especializado em tratamento de dependência;
  • Certifique-se de que você e sua família estejam seguros e que a pessoa tenha acesso a recursos de saúde mental e física;
  • Conheça os sinais e sintomas de uso de drogas para que você possa reconhecê-los e agir rapidamente;
  • Mantenha um diálogo aberto e honesto com sua família, e não hesite em buscar ajuda externa se precisar;
  • Lembre-se de que a recuperação é um processo e que é preciso paciência e compreensão;
  • Não permita que a situação afete sua saúde mental e física. Busque apoio para você também.

Dependendo da situação, particularmente quando a pessoa dependente está colocando sua vida em risco ou a de terceiros, é necessário tomar uma atitude mais enérgica, como o tratamento em uma clínica de recuperação sp.

Embora o ideal seja que parta da própria pessoa buscar ajuda, se você perceber que tudo saiu do controle, realmente a internação possa ser a melhor opção.

Drogas na família como tratar?

A maioria das pessoas com problemas de abuso de drogas ou álcool precisam de suporte a longo prazo e ajuda de um profissional.

E embora seja um tanto desafiador lidar com drogas na família, saiba que existem tratamentos bastante eficazes, não apenas para o dependente em si, mas também para toda a família.

A terapia familiar pode ajudar a melhorar as relações e aumentar a compreensão e o apoio entre os membros da família.

Já os grupos de apoio, onde todos compartilham diferentes famílias compartilham suas experiências, saiba que podem ajudar a família a lidar com as emoções e os desafios associados ao uso de drogas.

É também uma oportunidade de perceber que você não está sozinho, e esses grupos são ótimos porque uns acabam ajudando os outros.

Você também pode procurar um terapeuta especializado em tratamento de dependência para ajudar a família a lidar com o problema.

Outra dica é aprender sobre as drogas e seus efeitos, visto que é importante para entender o problema e ajudar a prevenir a recaída.

Lembre-se de que a recuperação é um processo e pode levar tempo. Não desista da pessoa dependente, mesmo que haja recaídas, especialmente no pós-tratamento.

Conclusão

Casos de drogas na família é uma realidade em todo o mundo, e têm efeitos que vão muito além do usuário, mas afeta todas as pessoas próximas de muitas maneiras.

Por isso, caso você esteja passando por isso com um parente próximo, procure se informar sobre esse universo das drogas, e se sentir muita dificuldade em conviver com um dependente, não hesite em buscar ajuda profissional!

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.