Quando se trata de doenças causadas pela droga, é importante ter em mente que os efeitos das drogas podem ser devastadores, tanto para a saúde física quanto mental.
Obviamente que os efeitos, riscos e perigos variam de acordo com as substâncias, do tipo de uso e da sensibilidade maior ou menor do usuário.
Vale lembrar que o termo droga designa as substâncias, naturais ou sintéticas, que alteram o estado de consciência e/ou atividade mental.
Elas são consumidas por seus efeitos específicos ou pela sensação de bem-estar imediato que podem proporcionar, e ainda há o risco de desenvolver uma dependência psicológica ou física.
Portanto, se você conhece alguém que está passando por isso ou mesmo se interessa pelo assunto, vale a pena continuar a leitura e entender mais sobre as doenças causadas pela droga!
Doenças causadas pela droga: entenda os perigos
Antes de entrar a fundo nas doenças causadas pela droga, saiba que as drogas agem no sistema nervoso central, modificando, amplificando ou bloqueando a ação de neurotransmissores.
Hoje em dia, já é sabido que o efeito de uma droga não se reduz aos fenômenos neurobiológicos que ela desencadeia no cérebro.
Além desse efeito, existe uma relação entre a pessoa, o produto e um contexto. Ou seja, é o fruto da “união de um produto, de uma pessoa e de um momento sociocultural”.
No entanto, como já mencionado, as doenças causadas pela droga estão associadas ao tipo de droga e à quantidade consumida, mas em linhas gerais, as principais são:
Dependência química
No caso do uso abusivo de drogas, isso pode levar a uma dependência química, o que significa que o corpo precisa da droga para funcionar normalmente.
A abstinência pode causar sintomas de abstinência, como ansiedade, depressão, tremores e dores de cabeça, sendo recomendado um acompanhamento de perto durante esse período.
Doenças do coração
As drogas também podem causar doenças cardíacas, como infarto, arritmias, hipertensão arterial e AVC, especialmente a cocaína e metanfetamina.
O risco pode ser ainda maior se houver a combinação de drogas diferentes.
Doenças hepáticas
Entre as doenças causadas pela droga, não tem como mencionar os danos ao fígado.
Drogas como álcool e heroína pode danificar o fígado e provocar doenças hepáticas, como cirrose e câncer de fígado.
Doenças mentais
O uso abusivo de drogas pode afetar o funcionamento do cérebro e levar ao desenvolvimento de problemas mentais, como ansiedade, depressão e psicose.
A longo prazo, dependendo do tipo de droga, da quantidade consumida e do estado do usuário, algumas doenças mentais podem ser irreversíveis, como esquizofrenia.
Doenças respiratórias
Problemas respiratórios e doenças associadas também podem surgir decorrente do uso de drogas.
Bronquite, pneumonia e câncer de pulmão são apenas alguns exemplos.
Doenças infecciosas
O uso de drogas injetáveis ou inaladas constitui um vetor de transmissão do HIV e hepatite C, em razão do compartilhamento de seringas ou mesmo preparação do material.
Vale lembrar aqui também as DSTs, ou seja, doenças sexualmente transmissíveis, já que os usuários de drogas geralmente assumem comportamentos arriscados e não praticam sexo seguro.
Distúrbios comportamentais
Apesar dos distúrbios comportamentais não serem considerados doenças causadas pela droga propriamente ditas, podem se transformar em algo crônico e assim, se tornar uma doença.
Por exemplo, uma violência cometida sob o efeito da droga, ou se o usuário já apresentar algum problema mental, o quadro pode se agravar.
Como prevenir e reduzir os riscos de doenças causadas pela droga?
É importante saber que quanto mais precoce começar o consumo, maior será o risco de desenvolver uma dependência a longo prazo, por consequência, mais chances de surgirem doenças causadas pela droga.
“Já presenciei programas em escolas bem eficazes, promovendo palestras para alertar os adolescentes e pais sobre o perigo das drogas.
Além disso, tais programas visam incentivar comportamentos favoráveis à saúde, como hábitos saudáveis, mas também estimular o diálogo e fazer com que os crianças e adolescentes aprendam a lidar com as emoções.”
De fato, a melhor maneira de evitar doenças causadas pelo uso de drogas é não usá-las, no entanto, quando uma dependência já está instalada, a situação fica um pouco mais complicada.
Por outro lado, se você conhece alguém que já usa drogas e quer parar, o melhor a se fazer é buscar ajuda.
Existem muitos programas de tratamento de dependência, como em clínica de recuperação sp e em outros locais, que são muito eficazes, dando todo o suporte para o usuário parar de usar drogas e a recuperar sua saúde.
Manter-se ativo física e mentalmente pode ajudar a prevenir o uso de drogas, logo, as doenças correlacionadas.
Encontrar atividades prazerosas, como exercícios, esportes ou projetos criativos, para manter a mente e o corpo ocupados, é uma excelente estratégia para ficar distante das drogas.
Outra dica é a escolha de alimentos saudáveis, dormir o suficiente e manter o corpo hidratado, pois podem ajudar a prevenir o uso de drogas.
Por fim, se você estiver tendo problemas em sua vida que o levem a pensar em usar drogas, converse com alguém em quem confie, como um amigo ou um membro da sua família.
Eles podem ajudá-lo a encontrar maneiras saudáveis de lidar com esses problemas.
Conclusão
Agora que você já conhece algumas doenças causadas pela droga, é necessário deixar claro que o consumo pode impactar todas as áreas da vida da pessoa.
Lembre-se que o consumo de determinadas substâncias não afeta somente o cérebro, mas também a saúde física, comprometendo órgãos como fígado, rins e pulmões.
Além disso, compartilhar acessórios, como seringas ou cachimbos, aumenta o risco de contrair uma infecção transmissível pelo sangue, como HIV ou hepatite C.
Por fim, estar sob o efeito de álcool ou outras drogas também aumenta o risco de acidentes, não colocando apenas a vida do usuário em perigo, mas também de terceiros.
Portanto, para evitar tudo isso e, principalmente, as doenças causadas pela droga, buscar ajuda profissional especializada pode fazer toda diferença.
Sendo assim, se você conhece alguém próximo com problemas com drogas ou álcool, saiba que existem tratamentos bastante eficazes e que podem ajudar o dependente a retomar o controle de sua vida com muito mais qualidade!