Conheça tratamentos para dependentes químicos gratuitos

A dependência química pode afetar qualquer família e a boa notícia é que existem tratamentos para dependentes químicos gratuitos, seja oferecidos pelo governo ou instituições sem fins lucrativos. O mais importante é saber que famílias sem condições de arcar com os custos de um tratamento, podem ter acesso a diversos tipos de tratamento. Assim como o tratamento em clínicas privadas, o paciente é submetido a uma avaliação completa a fim de definir qual a abordagem terapêutica mais adequada. Portanto, se você está passando por esse tipo de problema ou mesmo conhece alguém que está procurando tratamentos para dependentes químicos gratuitos, continue a leitura e confira!

Conheça tratamentos para dependentes químicos gratuitos

Hoje em dia, indivíduos que não têm como arcar com os custos de uma clínica de reabilitação particular, têm à disposição os seguintes tratamentos para dependentes químicos gratuitos:
  • CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas): é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece atendimento ambulatorial para dependentes químicos e seus familiares. O tratamento inclui acompanhamento psicológico, psiquiátrico e terapia ocupacional;
  • Comunidades terapêuticas: são instituições sem fins lucrativos que oferecem tratamento para dependentes químicos. Algumas comunidades terapêuticas são mantidas por organizações religiosas, enquanto outras são financiadas pelo governo;
  • Grupos de apoio: existem vários grupos de apoio gratuitos, como os Alcoólicos Anônimos (AA) e os Narcóticos Anônimos (NA), que oferecem suporte emocional e compartilhamento de experiências entre os membros;
  • Clínicas-escola: algumas universidades e faculdades oferecem tratamento para dependentes químicos em suas clínicas-escola. O tratamento é supervisionado por profissionais de saúde e é oferecido gratuitamente ou a baixo custo.
É importante ressaltar que o tratamento da dependência química é complexo e deve ser individualizado, de acordo com as necessidades de cada paciente. Por isso, é sempre recomendado procurar ajuda profissional para avaliação e indicação do melhor tratamento. Várias cidades do país já disponibilizam tratamentos dependentes químicos gratuitos, onde recebem assistência multidisciplinar. Enfim, para conseguir tratamento em uma clínica gratuita, o processo é o mesmo que no sistema privado, e ao invés de entrar em contato com a instituição, você deve procurar o CAPS. Você pode encontrar o CAPS por meio do portal SAGE da saúde ou pelo portal do GOV.BR.

Como funciona os tratamentos dependentes químicos gratuitos no SUS?

O SUS oferece tratamentos dependentes químicos gratuitos na modalidade ambulatorial, terapia, e se necessário, a prescrição de medicamentos e internação. Para você conseguir um atendimento e até uma possível internação, o primeiro passo é encontrar um CAPS e obter as informações necessárias para saber quais são os procedimentos. Primeiramente, o paciente é submetido a uma avaliação completa por médicos e psicólogos e se necessária uma internação, ele é então encaminhado para uma clínica credenciada. Quanto aos tratamentos dependentes químicos gratuitos, o SUS oferece os seguintes:

Tratamento ambulatorial

No tratamento ambulatorial, o paciente recebe o acompanhamento de médico e psicólogo. Com base no estado físico e mental do paciente, será possível traçar qual a melhora abordagem, inclusive, o paciente tem acesso a terapias individuais e em grupo.

Desintoxicação

O procedimento de desintoxicação consiste em eliminar a substância do organismo. Geralmente, são prescritos medicamentos a fim de atenuar os sintomas de abstinência, que às vezes são muito intensos e perigosos. Justamente por isso, o paciente também é acompanhado por profissionais capacitados.

Comunidade terapêutica

A comunidade terapêutica também integra a lista de tratamentos dependentes químicos gratuitos, e geralmente é no caso de internações mais longas, em média 6 meses. Além de receber o tratamento, o paciente é estimulado a realizar atividades e mesmo trabalhar, com o intuito de promover sua ressocialização e restabelecer seus laços afetivos com a família e amigos. As comunidades terapêuticas valorizam a convivência entre os acolhidos, fortalecendo a mudança de hábitos e rotinas para a redução dos fatores de risco que levam à dependência e o uso de drogas.

Moradia assistida

A moradia assistida é indicada para pacientes que não possuem família ou ainda pessoas próximas capazes de tomar conta deles. Portanto, é um local onde o usuário passa pela abstinência, mas ao mesmo tempo, tem a autorização para trabalhar e estudar. É importante saber que a internação só é recomendada quando o dependente químico não consegue manter a abstinência no tratamento ambulatorial ou na internação domiciliar. Obviamente que a internação deve ser feita com o consentimento do paciente, porém, a lei prevê a internação involuntária quando o dependente coloca sua vida em risco ou de terceiros. Vale a pena ouvir um relato de um paciente que foi acolhido em uma comunidade terapêutica em Belo Horizonte, que usava drogas desde a adolescência, e na época tinha 46 anos: “Quando eu entrei, eu propus a levar a sério, a me dedicar ao máximo. E está dando tudo certo. A fazenda é completa, tem tratamento psicológico, tem reuniões de grupo. Então, eu aproveito todas as ferramentas que me são oferecidas. E com isso, eu vou voltando à sanidade. Hoje, graças ao tratamento, eu estou conseguindo enxergar novamente uma possibilidade de voltar a viver”. Esse é apenas um relato, mas mostra a eficácia dos tratamentos dependentes químicos gratuitos, no entanto, a chave para sua recuperação é a motivação para se tratar.

Como faço para internar um dependente químico de graça?

Você já viu acima as possiblidades de tratamentos dependentes químicos gratuitos, mas é bom lembrar que a internação de um indivíduo é algo que deve ser feito quando já se tentou tudo e nada funcionou. Então, existe a alternativa de buscar o CAPS da sua cidade, ou mesmo procurar por ONGs, igrejas ou clínicas-escola em universidades. Vale lembrar que a dependência química é uma doença, e enquanto tal, precisa ser tratada. O procedimento de internação em uma clínica gratuita segue as mesmas diretrizes de uma clínica de recuperação sp, por exemplo, onde o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar e então definido qual melhor método de tratamento.

Conclusão

Agora que você já conhece as alternativas de tratamentos dependentes químicos gratuitos, saiba que o direito à saúde é direito de todos, garantido pela Constituição. Logo, se você precisa de tratamento para um membro familiar ou amigo, e não tem condições financeiras, pode contar com o tratamento gratuito.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.