Drogas mais consumidas no Brasil: Saiba aqui!

Muitos estudos já foram feitos pelas drogas mais consumidas no Brasil, mas a Fiocruz realizou um relatório bastante completo, entrevistando 17 mil brasileiros. Apesar desse estudo ter sido realizado em 2015, é possível ter uma ideia do panorama geral, e dessa forma, projetar para os dias atuais. É importante ter em mente que quanto mais informadas são as pessoas, mais ficam conscientizadas sobre os perigos das drogas. Sendo assim, para você saber quais são as drogas mais consumidas no Brasil, continue a leitura e confira!

Conheça as drogas mais consumidas no Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz realizou um estudo entre maio e outubro de 2015 a fim de avaliar as drogas mais consumidas no Brasil, em parceria com várias outras instituições. Foi a primeira vez que um inquérito sobre o uso de drogas no país consegue alcançar abrangência nacional. Portanto, veja, a seguir, as drogas mais consumidas no Brasil, seguindo a ordem das mais usadas para as menos usadas:

1.Álcool

Não é surpresa que o álcool ocupa o primeiro lugar da lista, afinal, além de fácil acesso, o álcool é legalizado. Vale ressaltar ainda que há muito estímulo às bebidas alcoólicas, seja em razão de publicidade ou mesmo porque o álcool faz parte de festas, comemorações… Segundo o estudo da Fundação Oswaldo Cruz, foi constatado que aproximadamente metade da população brasileira, considerando a faixa etária entre 12 a 65 anos, já consumiu álcool pelo menos uma vez na vida. Um dado alarmante é que cerca de 2 milhões de pessoas, se encaixam nos critérios de dependência química.

2.Tabaco

Atrás do álcool, o tabaco, entre as drogas lícitas, ocupa o 2º lugar do ranking das drogas mais consumidas no Brasil. Apesar de aproximadamente um terço da população brasileira já fumou, os dados coletados pela Fiocruz indica que esse número vem diminuindo. Isso pode ser explicado em razão de campanhas conscientizando as pessoas dos malefícios do cigarro, assim como a proibição do uso em determinados lugares. No entanto, se você projetar esses dados para os dias atuais, embora o uso de cigarro tenha diminuído, houve um aumento dos cigarros eletrônicos, particularmente entre os jovens.

3.Maconha

A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida. Uma vez que a maconha proporciona uma sensação de prazer, há um grande risco de desenvolver uma dependência. Vale lembrar que o uso frequente da maconha pode afetar a memória, a coordenação motora e em alguns casos, gerar agressividade.

4.Medicamentos sem prescrição

Outro dado destacado pelos pesquisadores durante o estudo das drogas mais consumidas no Brasil diz respeito ao uso dos analgésicos opiáceos e dos tranquilizantes benzodiazepínicos. Foi constatado que nos 30 dias anteriores à pesquisa, eles foram consumidos de forma não prescrita, ou de modo diferente àquele recomendado pela prescrição médica. Esse é um número preocupante, uma vez que determinadas medicações podem desencadear problemas graves de dependência.

 5.Cocaína

A segunda droga ilícita mais usada no país é a cocaína, e a pesquisa relata que pelo menos 0,3% dos brasileiros, fazem uso habitual. Lembrando que a cocaína faz efeito muito rapidamente, que pode durar em torno de trinta minutos, e é justamente por isso que o usuário aumenta a quantidade e a frequência. Consequentemente, uma grande chance de se tornar dependente.

6.Crack

Aproximadamente 1,4 milhão de pessoas entre 12 e 65 anos relataram ter feito uso de crack e similares alguma vez na vida, o que corresponde a 0,9% da população. Outro dado é que os homens consomem mais o crack do que as mulheres. Além disso, segundo a pesquisa, esses resultados devem ser observados com cautela, já que como foram feitas entrevistas domiciliares,  não é possível determinar a quantidade de pessoas que são usuárias, pois muitas vivem em ruas ou abrigos.

7.LSD

Por fim, o LSD também integra as drogas mais consumidas no Brasil, de acordo um estudo conduzido pela Liga de Neurologia e Neurocirurgia Funcional da Paraíba. O LSD é frequentemente usado em festas e baladas, e como se parece com uma bala, desperta a curiosidade dos jovens. Como é uma substância que apresenta tolerância quando usada em pequenas doses, há o risco de uso abusivo. Como já mencionado, esse relatório foi realizado em 2015, e se você fizer uma projeção para 2023, outras drogas devem ser incluídas, por exemplo, as balas sintéticas.

Como prevenir o uso de drogas e álcool

Conhecendo agora as drogas mais consumidas no Brasil, o que pode ser feito para prevenir o uso abusivo de drogas e álcool? O vício, seja ligado ao álcool, tabaco ou à droga, é uma questão de saúde pública, e justamente por isso existem soluções para prevenir e combater a dependência. Segundo a OMS, a dependência pode ser definida como “o consumo de substâncias psicoativas ou comportamentos repetidos, impossível de ser controlado pelo indivíduo, apesar de suas consequências na saúde física e mental”. Portanto, sejam substâncias lícitas ou não, é necessário conscientizar o maior número de pessoas sobre os perigos do uso abusivo de drogas ou álcool, especialmente os jovens. Considerando que um pouco mais de 90% dos jovens de 17 anos já experimentaram o álcool, inclusive, seis entre quatro declararam que já se embriagaram, é mais do que necessário agir o quanto antes. Talvez você não saiba, mas existem clínicas de reabilitação direcionadas para jovens, como a clínica de recuperação sp, que conta com uma equipe multidisciplinar habilitada em tratar de problemas de dependência em jovens e adolescentes. Obviamente que nem todo usuário vai se tornar um dependente, logo, é importante não tirar conclusões precipitadas, porém, é importante estar atento a alguns comportamentos. Então, os jovens devem ser informados dos riscos, onde a informação, o diálogo e a escuta são as melhores ferramentas de prevenção.

Conclusão

Com base nas drogas mais consumidas no Brasil, e se você pensar que o Brasil é um país com uma enorme extensão territorial, com certeza, os números são preocupantes. Por isso, divulgar campanhas de conscientização mostrando todos os riscos que envolvem o uso de drogas é uma das melhores maneiras de agir preventivamente.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.